A Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Jardim São Pedro realiza o Mutirão ‘Saúde do Homem’. A ação será nesta quarta-feira (27/08), das 18h às 22h. Segundo informa a enfermeira-gerente da unidade, Adelina Maria do Carmo Dalbeto, serão oferecidos testes rápidos de HIV e Sífilis, bem como de glicemia, aferição de pressão arterial, pedidos de exames completos para os homens que estiverem há mais de um ano sem fazê-los e avaliação de saúde bucal.

“Durante o horário rotineiro da ESF fica difícil para eles virem, por isso optamos por este horário. Assim sendo, oferecemos um período especial, em que o munícipe pode vir com um amigo, vizinho e até algum parente, já que é um momento específico para tirarmos dúvidas dos homens. Normalmente atendemos entre 30 e 40 homens, mas estamos preparados para atender um número maior.”, pontua, lembrando que a ação é voltada aos munícipes cadastradas na ESF São Pedro, “até mesmo para que o acompanhamento do mesmo seja efetivo”.

No local, Adelina conta que haverá ainda palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e sobre os cuidados ao usar o viagra. Serão proferidas pelos alunos do curso de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). “Mudamos um pouco o foco porque geralmente são homens que já participaram de outra edição do Mutirão Saúde do Homem. Ou seja, ao invés de falar sobre o câncer de próstata e a importância do exame, optamos por outros assuntos. Entretanto, ao abordar DSTs vamos acabar falando sobre o câncer de próstata também. Esta é uma continuação do realizamos anteriormente”, explica.

A enfermeira-gerente informa que a equipe do Núcleo de Apoio de Saúde da Família (Nasf) também participará da iniciativa com orientações sobre saúde vocal e abordando a importância de alongamentos e exercícios físicos. Já ao final do Mutirão ‘Saúde do Homem’, ela diz que terá também sorteio de brindes e um coffee break.

Serviço – A Estratégia de Saúde da Família do Jardim São Pedro fica na Rua Paschoal Ciambroni, 195. O telefone para mais informações é 3903-4890.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação