Tem início nesta terça-feira (03/03) a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Papiloma Vírus Humano, o HPV. Neste ano, as doses são destinadas às meninas de 9, 10 e 11 anos, diferente do ano passado, quando a mesma teve como público-alvo as de 11, 12 e 13 anos. Em Presidente Prudente, segundo informa a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), são 20 unidades de saúde que contam com sala de vacinação e 4.335 meninas que integram a faixa etária da iniciativa.

“A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual. Diante disso, estudos mostram que a melhor ocasião para vacinar contra o HPV é antes do início da vida sexual, ou seja, dos 9 aos 13 anos”, justifica Susana Milani Rodrigues, enfermeira da VEM, sobre a faixa etária da campanha.

Segundo a enfermeira da VEM, a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é que 80% do público-alvo seja imunizado contra o HPV. Assim sendo, em Prudente, 3.468 devem tomar a dose da vacina. “O esquema de vacinação [após a primeira dose] é de seis e 60 meses. Ou seja, as meninas vão tomar a dose agora, depois retornam a unidade em setembro para tomar a segunda e só depois de cinco anos, a partir da data da primeira dose, tomam a terceira”, explica.

Outra novidade, segundo conta Susana, é que o esquema de vacinação foi estendido às mulheres com idades entre 9 e 26 anos que tenham HIV. “O esquema de vacinação deste público-alvo é diferente. Assim sendo, elas devem tomar a vacina agora, depois tomam daqui dois meses e depois devem tomar a terceira dose daqui seis meses”, informa, emendando que a indicação no caso da soropositiva é que a mesma, ao procurar a unidade para vacinar, leve um atestado médico que recomenda a dose da vacina.

Conforme Susana, a vacina é contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV. “É uma vacina quadrivalente. Os tipos 6 e 11 estão associados a 90% das lesões anogenitais, enquanto que os 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero. Embora a vacina deva ser tomada, ela não substitui o rastreamento do câncer de colo uterino pelo Papanicolau, por isso é importante proceder com esse exame. Além disso, a vacina não confere proteção contra outras DST’s [Doenças Sexualmente Transmissíveis] por isso também é indispensável o uso do preservativo”, conclui.