O Governo de Presidente Prudente, através da Secretaria Municipal de Cultura, realizou nesta quinta-feira (21/08), no Centro Cultural Matarazzo, a primeira reunião que prevê a idealização do projeto de ampliação e modernização do Museu e Arquivo Histórico ‘Prefeito Antonio Sandoval Netto’.

Além do titular da pasta, Fabio Nougueira, participaram da reunião os presidentes do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico de Presidente Prudente (COMUDEPHAAT) e Conselho Municipal de Cultura (Comuc), Josué Pantaleão e Carlos Francisco Freixo, respectivamente, bem como a diretora do Museu, Valentina Romeiro, e os coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Evandro Fiorin e Marcela Vieira, pela sequência.

“Estamos findando alguns reparos no Museu e em setembro reabriremos para população. Entretanto, no espaço não cabe mais nada e fica até difícil a visitação na área de exposição, pois tem muita coisa. Há muito tempo o Museu precisa de uma ampliação, com auditório para cursos e palestras, sala para acervo técnico, sala para restauro, precisamos de uma área para lanche para quando houver visitação escolar, banheiro público de melhor qualidade, enfim. Precisamos de um anexo ao Museu e temos área para isso”, diz Nougueira, completando que foi apresentada aos presentes uma ideia que antes já havia sido aprovada pelo prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’.

De acordo com o secretário de Cultura, há mecanismos para obra de tal especificidade junto aos governos Estadual e Federal. Entretanto, ele afirma que para requerer o recurso a Administração Pública tem que apresentar um projeto “bem feito”. “Posterior a isso, a opção do Poder Público legalmente pode ser de contratar um arquiteto, o que é normal, mas sugerimos ao prefeito que agíssemos de forma diferente, que abríssemos um concurso junto aos alunos do curso de Arquitetura, e a partir daí tivéssemos o projeto. Por isso estão presentes os coordenadores dos cursos das faculdades e os presidentes dos COMUDEPHAART e do Comuc, para discutirmos a ideia bem como elaboração do regulamento do concurso”, frisa.

Questionado se este é o Governo que mais investiu em Cultura, já que em um período de cinco anos foram diversas melhorias na área, Nougueira afirma que sim e diz que isso é indiscutível. “Nos últimos anos e de forma crescente, o Tupã, desde quando assumiu em 2009, fortaleceu a Secretaria de Cultura. Ao mesmo tempo em que o chefe do Executivo é muito exigente, ele dá retaguarda, e esse o prefeito que precisamos e queremos”, conclui.