O 14º Grupamento de Bombeiros, a Liga do Trauma da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp) da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), realizarão neste domingo (17/08), a partir das 8h, no Recinto de Exposições Jacob Tosello, um simulado de atendimento a ocorrência de acidente de queda de arquibancadas com múltiplas pessoas. Para promoção da ação, haverá um cenário que contará com 100 vítimas.

Todos os procedimentos protocolares serão realizados, desde o Atendimento Pré-Hospitalar pelas equipes de socorro ainda no local do incidente até a condução dessas vítimas para os cinco hospitais de Presidente Prudente, sendo eles o Hospital Regional ‘Doutor Domingos Leonardo Cerávolo’, Santa Casa de Misericórdia, Nossa Senhora das Graças, Iamada e Morumbi.

Conforme informação do Grupamento de Bombeiros, o objetivo principal do simulado é aprimorar as técnicas e treinar na prática as entidades envolvidas no atendimento em urgência e emergência de catástrofes e grandes eventos. “Os simulados são frequentemente realizados em locais que pela sua ocupação e destinação demandam uma maior atenção dos órgãos públicos, e a necessária antecipação aos riscos existentes”.

O simulado é de iniciativa da Liga do Trauma da Famepp e conta com a parceria do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Governo de Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav), Secretaria de Cultura e Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedepp), dos cinco hospitais já mencionados, as Secretarias de Cultura e do Desenvolvimento, Defesa Civil/Comdec (Coordenadoria Municipal da Defesa Civil), Delegacia Regional de Saúde, Concessionário Auto Raposo Tavares (Cart), Serviço de Atendimento Móvel e Emergência (Same), Tiro de Guerra de Prudente, Home Care, Brigada de Incêndio do Aeroporto de Prudente e serviços 192 de Regente Feijó e Pirapozinho. Já a Unimed patrocina a ação.