A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) realizou, na manhã desta quarta-feira (29/10), a ação de conscientização no Cemitério Municipal São João Batista. A intenção, segundo a educadora de saúde do órgão, Elaine Bertacco, é alertar os munícipes sobre os cuidados que devem ser tomados para que a necrópole não fique apropriada para proliferação do Aedes Aegypti, vetor da dengue.

Durante a ação houve entrega de kits educativos aos motoristas que passaram defronte ao Cemitério Municipal São João Batista, presença dos mascotes da VEM, equipes que atuam em pontos estratégicos, bem como um vaso de flor de dois metros a fim de chamar atenção dos transeuntes e dar enfoque na ação e folhetos específicos com informações sobre os cuidados que devem ser tomados na necrópole.

“Muitos munícipes que têm entes sepultados no local, ao prestar a homenagem em alusão ao [feriado de] Finados, deixam vasos com plásticos invólucros. Esses acumulam água e deixam a situação propícia para proliferação do mosquito. Além disso, muitos deixam também copos e vasos com água em capelas. Embora essas sejam fechadas, a chave fica no poder do proprietário e geralmente tem alguma janela, o que permite ao vetor da doença entrar no local e implantar ovos”, explica.

Elaine expõe que o cemitério São João Batista é considerado ponto estratégico pela Vigilância Epidemiológica pelo fato de ao seu redor haver uma universidade e um hospital, o que faz com o que o fluxo de pessoas na região seja grande. “O transeunte não precisa entrar no cemitério para correr o risco de ser ferroado pelo Aedes Aegypti, pois o mosquito voa. Por isso pedimos para aqueles que vão prestar homenagens aos sepultados no local que tenham cuidado, pois a dengue é um problema sério e de todos”, destaca.

De acordo com ela, a VEM conta com equipe que a cada 15 dias realiza vistoria no cemitério. Ela diz também que a inspeção que antecede o feriado de Finados já foi promovida. “Agora, na segunda-feira [03/11], duas equipes retornam ao cemitério São João Batista para promover uma nova vistoria, retirando plásticos de vasos, copos com água, entre outros recipientes encontrados. Este trabalho demanda entre dois e três dias, se os munícipes colaborarem podemos realizá-lo em menor tempo. Além disso, se houver cooperação, a equipe que atuará aqui, pode ser descolada para outro ponto estratégico ou para algum bairro”, conclui.