A Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Jardim Guanabara e o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) realizam, durante todo mês de outubro, em grupos de educação em saúde a diabéticos, avaliações e orientações relacionadas ao ‘Pé Diabético’.

Segundo informações da fisioterapeuta do Nasf, Manuela Fioroni, ‘Pé Diabético’ é o termo empregada para nomear as diversas alterações e complicações que acometem os pés e os membros inferiores de pacientes diabéticos.

Desta forma, ela explica que para o controle ou prevenção das mesmas são necessárias medidas “relativamente” simples de assistência preventiva, diagnóstico precoce e tratamento mais resolutivo nos estágios iniciais da doença.

“A perda da sensibilidade é o principal fator preditivo do desenvolvimento de úlceras nos pés, por isso o exame neurológico regular dos pés de todos os pacientes diabéticos é essencial”, pontua, acrescentando que a avaliação é feita por meio do uso de Monofilamentos de Semmes-Weinstein (Estesiômetro), cujo instrumento é manuseado por ela e pelo enfermeiro gerente da unidade, Júlio Andrade.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação