A Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Distrito de Eneida, em conjunto com Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), realizou, nesta quinta feira (16/04), uma ação com cerca de 50 alunos da Escola Estadual João Alfredo da Silva e com pacientes do Grupo de Saúde Mental atendidos pela ESF.

Durante a ação, aos estudantes foi promovida palestra com o tema ‘Alimentação Saudável na Adolescência’.

De acordo com o nutricionista do Nasf, Raphael Alves Macedo Bongiovani, o objetivo foi mostrar que maus hábitos alimentares estão contribuindo para o surgimento de doenças em crianças e adolescentes. “Tais patologias antes eram mais vistas em adultos e idosos, como Diabetes, Hipertensão, Dislipidemias e Obesidade”, expôs.

A orientação na escola contou também com o psicólogo do Nasf, Matheus Guiselini de Souza, onde abordou o tema Distúrbios da Imagem Corporal “Bulimia e Anorexia”. Raphael completa que os adolescentes, receberam orientações dos dez passos para alimentação saudável na adolescência.

Já aos pacientes de Saúde Mental, a assistente social Elen Castilho realizou uma palestra com o tema ‘O desejável e o possível’. A intenção foi desmistificar e orientar a população a respeito de seus próprios desejos e possibilidades, bem como motivá-los para a realização dos mesmos.

Em conjunto ao trabalho da assistente social foi realizada oficina de canto, com a fonoaudióloga do Nasf, Cely Chaves. Esta abordou os benefícios da música na prevenção e tratamento de doenças neurológicas e emocionais.

“Estas atividades, em conjunto, visam à melhoria da qualidade de vida dos pacientes uma vez que oferecem novas alternativas de tratamento”, conclui Bongioivani.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação