A Prefeitura Municipal de Presidente Prudente conta com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no trabalho (Cipa) criada com base na Lei Municipal 122/2002 que estabelece o serviço e a Lei Complementar 170/2009. Conforme a presidente da Cipa, Andréia Creusa Furtado Malaquias, a função a Cipa é de promover ações de conscientização sobre a prevenção de acidentes de trabalho visando a preservação da vida e a promoção da saúde no trabalho. A respeito dos objetivos da Cipa, a presidente informa que foi concluída a capacitação dos cipeiros, que integram a gestão 2013/2014.

A certificação foi realizada nesta última segunda-feira (14/04) no auditório Dino de Aguiar Cintra, na Secretaria Municipal de Saúde. Conforme a presidente da Cipa, a capacitação teve como objetivo preparar os integrantes da Cipa, para aprimorar o atendimento das demandas dos servidores em relação ao tema, com ações baseadas na Norma Regulamentadora NR5 Segundo ela, “os cipeiros estão à disposição dos servidores para sugestões e atender as suas reivindicações”.

A presidente da Cipa explica que uma das funções da comissão é de escutar as demandas dos servidores, que podem procurar os seus representantes em cada secretaria, ou mesmo através do e-mail cipa@presidenteprudente@sp.gov.br. “Com o curso de capacitação os cipeiros foram aprimorados para melhor atender os servidores”, conclui a presidente da Cipa.

A Cipa gestão 2013/2014 conta com atuação de 40 membros, sendo 20 titulares e 20 suplentes. A capacitação que contemplou os servidores cipeiros foi realizada no mês de fevereiro e teve a duração de 40 horas. O curso foi ministrado pelo professor Ronaldo Costa. A próxima ação preparada pelos cipeiros é 4ª Semana de Prevenção de Acidentes, prevista para ocorrer no mês de agosto.

Confira os membros participantes da CIPA de cada secretaria:

A - SECRETARIAS LOCALIZADAS NO PAÇO MUNICIPAL

Andréia Creusa Furtado Malaquias