O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) confirma, nesta segunda-feira (14/04), mais sete casos positivos de Leishmaniose Visceral Canina (LVC) em Presidente Prudente. Do total, cinco são autóctones, ou seja, contraídos no município e os outros dois importados, vindos de outras cidades. Com as novas catalogações, agora são contabilizados 12 registros, sendo 10 autóctones e 2 importados.

Segundo informações do órgão, dos casos divulgados hoje são duas catalogações no Monte Carlo, e as demais nos jardins Marisa, Maracanã, Eldorado, Vila Aurélio e Parque São Mateus. Os últimos dois bairros foram confirmados os importados. “Já trouxemos os cães para o CCZ e apenas um proprietário se recusou a entregar um animal. Neste caso vamos notificá-lo”, informa Célio Nereu Soares, o médico veterinário responsável pelo órgão.

De acordo com ele, os bairros em que foram registrados os casos já foi realizado o trabalho de bloqueio bem como orientação aos munícipes. “Pedimos a população que mantenha o quintal limpo. Não adianta só o poder público orientar, a população também tem que fazer parte dela. Também não resolve o problema limpar o quintal e jogar lixo em terreno baldio”, pontua, informando que agora a coleta de amostra de sangue canino é promovida no Planaltina, São Domingos e São Bento.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação