A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) e o Sindicato dos Trabalhadores na Construção (Sintracon) conferiram in loco, nesta quarta-feira (17/12), a situação de três construções de Presidente Prudente. A ação consiste em orientar os trabalhadores para que não deixem os locais propícios para a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Segundo o presidente do Sintracon, Gilberto Lúcio Zangirolami, foram encontradas várias irregularidades em algumas obras. “Estamos vendo casos que são inacreditáveis, obras grandes que em volta delas têm vários sacos de lixo com água, balde, uma verdadeira bagunça. A obra em si tem que estar bem cuidada para que não acumule água e para que a mesma fique com bons aspectos”, ressalta.

“O órgão tem um trabalho diários nas obras para verificarmos as condições de trabalho e convenções coletivas. Agora, com essa parceria com a VEM, vamos verificar a orientar os proprietários e construtores a melhor forma para trabalharem de maneira a não acumular água para proliferação da dengue. Temos que combater esse mal. O Sintracon não tem poder de autuação, mas vamos apoiar o trabalho da Vigilância e orientar todos para que façam a limpeza da obra”, complementa.

Já a educadora de Saúde da VEM, Elaine Bertacco, lembra que essa ação entrará na rotina, tanto dos agentes do órgão como na dos fiscais do Sintracon. “Durante a vistoria os agentes olham as obras com olhar diferenciado na busca por focos. Além disso, preparamos um check list que serão entregues às pessoas que estão atuando na obra. Não temos o intuito de multar, mas sim orientar sobre os perigos que o próprio trabalhar está convivendo”, frisa.

Ela diz ainda que o verão está se aproximando e, junto com a nova estação, a preocupação aumentará. “Por enquanto temos só a dengue, mas é fato que o vírus chikungunya está vindo. Ou seja, teremos um verão com dois vírus circulando, a preocupação aumenta tanto com o verão, quando aumentam os casos, e ainda dois vírus. Essa preocupação não deve ser só da VEM, mas sim de todos”, conclui.