Caso haja necessidade de complementar a mamografia com ultrassonografia ou biopsia, os procedimentos são realizados na própria carreta

Por pelo menos 30 dias as mulheres que moram em Presidente Prudente e na região do Oeste Paulista terão a oportunidade de realizar a mamografia sem pedido médico. É que na manhã desta segunda-feira (21/07), a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo entregou à Fundação Hospital Regional do Câncer do município a carreta-móvel do Programa ‘Mulheres de Peito’. Assim sendo, diariamente, o veículo, que ficará na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 2.380, disponibiliza 50 exames gratuitos para aquelas que têm entre 50 e 69 anos. Esses podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto em feriados.

A cerimônia de apresentação da carreta-móvel contou a presença de autoridades municipais, entre elas o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’. Para ele, o veículo, que é um consultório, é muito bem-vindo e possui toda estrutura necessária para oferecer um exame preventivo de qualidade. “Acredito que na saúde a prevenção é o melhor remédio. Temos que agradecer ao governo do Estado e ao Hospital do Câncer por esse trabalho. Agora cabe a nós, homens públicos e cidadãos, informamos as pessoas para que se dirijam ao local e façam essa prevenção. É importante, pois a Prefeitura, no ano passado, ofereceu mais de mil mamografia”, pontua.

Segundo o coordenador de Contração de Serviços de Saúde da Secretaria do Estado, Eduardo Ribeiro Adriano, a carreta-móvel vem no sentido do diagnostico precoce do câncer de mama que é o que mais mata mulheres em São Paulo e no Brasil. “Diante disso, o governo iniciou o Programa ‘Mulheres de Peito’. Com ele, quatro carretas itinerantes percorrem o estado oferecendo para as mulheres a realização uma forma desburocratizada da mamografia. Isso significa que o público-alvo realiza seu exame e em 48 horas o resultado é entregue à paciente”, informa.

Adriano conta ainda que caso haja a necessidade de complementação da mamografia com ultrassonografia ou até mesmo com a biopsia, os procedimentos são realizados na própria carreta. Diz também que o programa conta com todos mamógrafos fixos do estado, que ao todo são 300, e que para acessar o exame mais próximo de sua residência a mulher deve entrar em contato no 0800 779 0000, que é o telefone da central de regulação de agendamento de exames do estado.

Por fim, o presidente do Hospital do Câncer, Hilário Pasquini, disse que logo no período da manhã mais de 50 mulheres procuraram pela carreta-móvel do Programa ‘Mulheres de Peito’. “Ficamos surpreso com o número de pessoas que compareceram. Mas é isso, esperamos que o pessoal de Prudente e região compareça e faça o preventivo, pois é importante para todos”, conclui.

Carreta-móvel – O veículo possui 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e quando aberta 4,90 metros de largura. Além de mamógrafo, possui aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressora, antena de satélite, computadores, mobiliários e até mesmo sanitários. A unidade conta com equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico de ultrassonografista.