Tem início nesta segunda-feira (04/05), em Presidente Prudente, a 17ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, vírus causador da gripe. Assim sendo, a partir da data, e até o dia 22 de maio, as 22 unidades de saúde que contam com sala de vacina terão doses disponíveis à população que integra os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

Em Prudente, 42.328 mil pessoas devem tomar a dose. Separados por grupos, o de idosos conta com 28.570 munícipes com mais de 60 anos. Integram o de crianças de seis meses a menores de cinco anos 11.436 pequenos. Já no grupo de gestantes são 1.994 prudentinas. Por fim, as puérperas, ou seja, àquelas que tiveram filhos até 45 dias, também devem se prevenir contra a gripe. No município são 328 mulheres nesta condição.

“No ano passado começamos também a vacinar as pessoas com comorbidade [pacientes que têm mais de duas doenças], àquelas que têm problema cardíaco, pulmonar, enfim. Qualquer dúvida o munícipe pode entrar em contato com a unidade mais próxima de sua residência para saber se está incluída ou não”, pontua Vânia Maria Alves Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM).

Sobre as pessoas que têm comorbidade, Vânia diz que as mesmas devem levar, além da carteira de vacinação, a receita que comprova as patologias, a medicação que consome ou o pedido médico para que a dose seja aplicada. A exceção é para aqueles que tomaram a vacina no ano passado, ou seja, que já têm o registro na unidade de saúde.

A coordenadora lembra ainda que em Prudente há a vacinação na residência para as pessoas acamadas. Essas já podem começar a entrar em contato com a unidade mais próxima de sua casa, a partir de hoje (29/04), para que o pedido seja registrado. “Pedimos às pessoas que cuidam de acamados que comecem a ligar na unidade e deixar o nome do idoso, idade e endereço. Muitas vezes os cuidadores, ou a família, deixam para pedir dois meses depois que iniciamos a campanha. É importante, principalmente aos acamados, que tomem a vacina o quanto antes”, salienta.

Dia D – A Vigilância Epidemiológica informa que o ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza será no dia 9 de maio. Neste dia, em Prudente, 34 locais terão doses disponíveis. São eles: unidades de saúde do Centro, São Pedro, Cohab, Belo Horizonte, Cedral, Guanabara, Nova Prudente, Alvorada, Villa Real, Jardim Santana, São Judas Tadeu, Pronto Atendimento do Ana Jacinta, Brasil Novo, Montalvão, Floresta do Sul, Eneida, Ameliópolis, Humberto Salvador, Morada do Sol, São Pedro, Primavera, Cambuci, Regina, Bela Vista, Maré Mansa.

Além das unidades, haverá doses também no Centro de Referência FelizIdade, Praça 9 de Julho, Calçadão da Avenida Tenente Nicolau Maffei, no trecho entre a Avenida Brasil e Dr. José Foz, Carrefour, Prudente Park Shopping, Supermercado Avenida, Muffato Max, Assaí Atacadista e no Walmart.