Com objetivo de viabilizar novas moradias populares para Presidente Prudente, o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ assinou nesta quinta-feira (8/08) em São Paulo, o convênio com o Governo do Estado de São Paulo através da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), para viabilizar a doação de terreno onde serão construídos 70 novos apartamentos pelo CDHU, no Conjunto Habitacional Jardim Humberto Salvador. Os apartamentos integram a primeira etapa do convênio, que já foi formalizado pelo prefeito Tupã junto à Companhia e que prevê a construção de no total 360 moradias populares. O projeto bem como o gerenciamento da obra serão feitos pela CDHU.

Conforme o secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seplan) de Presidente Prudente, Laércio Alcântara, durante o ato em São Paulo, o prefeito Tupã assinou a escritura para doação da área pela Prefeitura de Prudente. Trata-se de um terreno de mais de 100 mil metros quadrados localizado no Jardim Humberto Salvador. No local serão construídos 70 apartamentos. O ato representa a última etapa para dar início das obras. Segundo Alcântara, o órgão já licitou a empresa que ficará responsável pela construção. A previsão é que a ordem de serviços para início das obras seja dada ainda em outubro deste ano e seja executada em 24 meses.

De acordo com o secretário de Planejamento da Prefeitura, trata-se de um convênio com o Governo do Estado de São Paulo, que contempla a construção de um conjunto de prédios, na região do Jardim Humberto Salvador, próximo ao terreno onde está em construção uma Escola Estadual. No total serão 360 apartamentos distribuídos em conjuntos com seis andares. Neste primeiro momento ocorre a primeira fase para a construção do conjunto com 70 apartamentos. A empresa já foi licitada pelo governo através da CDHU. Já na segunda fase serão mais de 200 apartamentos. O projeto vem sendo pleiteado pela Prefeitura desde 2009.

Para início da segunda etapa, o convênio deve ser assinado pelo prefeito Tupã até o final de dezembro. “Com a entrega dos apartamentos teremos um grande volume de construções do CDHU em Prudente compatibilizando com o Governo Federal, para atender a demanda habitacional do público contemplado com o CDHU, que são famílias de três a dez salários mínimos. Diferente do programa do governo federal Minha Casa Minha Vida, que é de zero a três salários mínimos”, explica o secretário. Na região, a Prefeitura de Prudente também realiza um estudo para analisar a possibilidade de construção de uma creche.

O secretário de Planejamento adianta ainda que o prefeito Tupã pretende desenvolver na região um grande projeto de mobilidade urbana, que contempla os conjuntos habitacionais, “que integram a região e também a Avenida Massaharu Akaki com a duplicação da região da Rua Alvino Gomes Teixeira, passando por toda região do Monte Rei, Brasil Novo, integrando ao Augusto de Paula e Humberto Salvador demandando ao Estádio Prudentão e à Rodovia Raposo Tavares”, finaliza,

“Com os prédios do CDHU vamos dar uma nova característica econômica e social para a região, que demanda dos programas de lotes urbanizados, além dos equipamentos públicos, que devem revitalizar toda a região”, finaliza o secretário.