“Dengue: Se você agir, podemos evitar”. Com os dizeres entoados por mais de 130 crianças, os transeuntes do Calçadão da Avenida Tenente Nicolau Maffei foram conscientizados contra a doença. A ação, que integra a Semana Estadual de Mobilização Contra a Dengue e teve como tema ‘Conscientização Contra os Mosquitos’, ocorreu na manhã desta quarta-feira (25/03) e tratou sobre o Aedes Aegypti e o Palha, vetores da dengue e leishmaniose, respectivamente.

Além do grito entoado pelos alunos do Serviço Social da Indústria (Sesi) da Vila Furquim e da Escola Municipal ‘Coronel José Soares Marcondes’, a ação contou com banda, cartazes e faixas orientativas, pedágio no semáforo da Avenida Coronel Marcondes e entrega de kits educativos durante a passeata pelo Calçadão.

De acordo com a educadora de Saúde da VEM, Elaine Bertacco, a intenção em contar com a participação de mais de 130 crianças é fazer com que as informações sejam passadas a outras pessoas, já que o público participante é considerado multiplicador de informação. “Hoje não adianta mais falarmos com adultos, eles não reproduzem. A criança, no mínimo, irá falar aos pais e cobrar uma atitude dos mesmos”, pontua, agradecendo e ressaltando as parcerias do Sesi e da Escola Coronel Marcondes.

Ela diz também que a intenção é fazer com que os transeuntes do Calçadão da Maffei, normalmente adultos, ao verem uma criança empenhada no combate a dengue possam refletir que também podem fazer sua parte para acabar com a doença no município. “Por se tratar de criança, esperamos que o adulto pense. ‘Se uma criança está fazendo, por que eu não?’. Além de toda parte de orientação, o objetivo é alertarmos que temos casos e o mosquito circulando na cidade”, expõe.

Segundo Elaine, é normal que a população fique indignada com o aumento no número de casos positivos da doença em Prudente e a proliferação do mosquito. “Ninguém pode alegar desconhecimento, mas falta o mais importante, que é o agir, o fazer. Temos que eliminar focos e não deixar o Aedes nascer. Um ato simples e que combate a dengue”, conclui.

Programação – Vale lembrar que a VEM segue com ações referentes a Semana Estadual de Mobilização Contra a Dengue. Na sexta-feira (27), às 8h30, na Tarraf Construtora, será realizada a visita do mosquito ao canteiro de obras. No local haverá distribuição do check list em relação a obra e distribuição de kits educativos. Ainda integrando a programação, na segunda-feira (30), na Telenil, às 8h, terá ’10 minutos com Aedes’.