A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) prestou contas, na manhã desta quarta-feira (30/09), à população de Presidente Prudente sobre o segundo quadrimestre deste ano. Somente de recursos próprios, conforme demonstrativo da pasta, foram aplicados R$ 51.725.441,50, o que equivale a 23,38% do orçamento e supera os 15% obrigatórios na Emenda 29 da Constituição Federal. Deste valor, R$ 841.907,54 são de arrecadações da Sesau.

Segundo consta na planilha de receitas, de janeiro até agosto, a Sesau já recebeu R$ 15.046.457,23 de recursos do Governo Federal e outros R$ 643.999,95 do Estado. Em relação às taxas das vigilâncias Epidemiológica e Sanitária bem como aplicações financeiras, são R$ 1.086.717,68 e R$ 11.509,78, respectivamente.

Durante a Audiência Pública, realizada no Plenário da Câmara, ‘Doutor Francisco Lopes Gonçalves Correia’, o secretário da pasta, Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade, falou sobre os principais investimentos neste quadrimestre. Foram eles: construções das Estratégias de Saúde da Família (ESF) do Leonor, Maracanã, Maré Mansa, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Ana Jacinta e da academia da UPA da Zona Norte, além das entregas das ESF’s da Vila Marcondes e Bela Vista e ampliação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (Caps III).

Questionado sobre o CIOP (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista), o secretário de Saúde foi categórico ao explicar que a Prefeitura já realiza os repasses que lhe são cabíveis para custeio do mesmo, que é R$ 0,30 por habitante, e que o CIOP será responsável pelas equipes de ESF’s do João Domingos Netto, Maracanã e Leonor, além de ter responsabilidade sobre o funcionamento da UPA do Ana Jacinta e ter que disponibilizar profissionais para operar nas residências terapêuticas.

Além disso, Andrade disse que a UPA do Ana Jacinta estará totalmente equipada e já funcionando até o fim do ano. Sobre o atual prédio do Pronto Atendimento 24h (PA) do bairro, ele diz que será dividido ao meio e funcionará como Unidade Básica de Saúde (UBS) e Caps III.

Por fim, indagado se Prudente está preparada em relação às desinternações nos hospitais psiquiátricos, o secretário garante que o Município se prepara para tal. “Temos as residências terapêuticas já em instalação e, além disso, o Hospital [Psiquiátrico] Allan Kardec continuará funcionando. Ou seja, ele funcionará nos moldes de Caps Estadual”, expõe.

Durante a audiêndia, compuseram a mesa a secretária-adjunta e a coordenadora de Planejamento da pasta, Sílvia Alves Dutra e Líria Emiko Kusaba. Participaram do ato, os vereadores Aparecido Manoel de Mendonça, o Cidão Mendonça, Demerson Dias, o Demerson da Saúde, Elza Alves Pereira, a Elza do Gás, e Valmir da Silva Pinto, além de demais funcionários da Sesau, imprensa e munícipes.