Os investimentos realizados pelo Governo Municipal em saúde pública têm refletido em efeitos positivos. Após Presidente Prudente ter sido classificada como a melhor cidade do Estado de São Paulo em saúde bucal pública, agora o município figura entre os 15% melhores do Brasil em relação as equipes de Atenção Básica e Saúde Bucal. O resultado expressivo da avaliação feita pelo Ministério da Saúde foi apresentado nesta terça-feira (25/11) ao prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã.

Segundo a coordenadora das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) da Secretaria Municipal de Saúde, Gisele Mariotini Orrigo, das 15 equipes de Atenção Básica avaliadas pelo Ministério da Saúde, 13 alcançaram nota ‘muito acima da média’, enquanto que as outras duas ficaram como ‘acima da média’. Já das 13 de Saúde Bucal avaliadas, 12 atingiram a nota ‘muito acima da média’ e uma foi classificada ‘acima da média’.

Gisele explica que ao alcançar a nota ‘muito acima da média’ a equipe dobra em 100% o valor do recurso recebido pelo Ministério da Saúde. E ao ser classificada como ‘acima da média’ aumenta em 60%. “Com isso podemos trazer ainda mais qualidade à população. Não vamos parar no tempo, vamos continuar trabalhando e buscando sempre melhorias”, diz.

Para o secretário de Saúde, Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade, figurar entre as 4.577 equipes de Atenção Básica que obtiveram a nota ‘muito acima da média’, sendo que 30.522 foram avaliadas, e entre as 2.718 de Saúde Bucal com a mesma nota, das 19.946 avaliadas, é motivo de muito orgulho. “Temos que agradecer e reconhecer o trabalho dos funcionários que se desdobram para manter a qualidade. Além disso, conseguimos isso graças a disposição do prefeito Tupã em investir em saúde. Esses investimentos estão sendo revertidos em qualidade, que é o que mais interessa a população”, enaltece.

“Queremos expor à população todo trabalho feito nesta Administração voltado à saúde, sendo melhorias, construções de novas unidades, manutenção feita rigorosamente, entre outras. Isso tudo está sendo reconhecido pelo órgão máximo, que é o Ministério da Saúde. Desde que o Tupã assumiu ele vem focando e incentivando a saúde do município e trazendo melhorias visíveis”, expõe Gisele.

Sobre a avaliação feita pelo Ministério de Saúde, a coordenadora das ESFs conta que Prudente recebeu as equipes do órgão em abril. Diz também que esta é a segunda vez que o município é avaliado pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) e que desde 2011 a Rede Municipal de Saúde passa por modificações para se adequar ao PMAQ-AB.