A Prefeitura de Presidente Prudente em conjunto com a Caixa Econômica Federal (CEF) realizaram nesta terça-feira (10/12) a assinatura dos contratos das moradias com as famílias contempladas com o Residencial Tapajós, do Programa ‘Minha Casa Minha Vida’. O mutirão de serviços foi realizado durante a manhã no Parque de Uso Múltiplo (PUM), onde as famílias puderam assinar os contratos e receber as orientações, bem como solicitar a ligação da Rede de Energia Caiuá e de água junto a Sabesp para agilizar o atendimento. O trabalho de assinatura dos contratos foi acompanhado pelo prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ e a superintendente da Caixa Econômica Federal, Célia Marisa Molinari de Mattos.

A entrega das chaves ocorrerá neste domingo (15/12) às 9h no local das moradias do Residencial Tapajós. Conforme a secretária municipal de Assistência Social, Regina Penatti, os documentos das famílias estão sendo recebidos há mais de um mês e todas que estão assinando o contrato já estão com a documentação em dia. Segundo ela, as famílias atendem todos os critérios do Programa Minha Casa Minha Vida. A secretária adianta que pelo menos 215 famílias já devem assinar de imediato o contrato, as demais estão com documentação pendente que deve ser apresentada o quanto antes.

A superintendente da Caixa, Célia Marisa Molinari de Mattos ressalta a transparência na ação organizada com o apoio da Prefeitura de Prudente e confirma que as famílias sorteadas já foram selecionadas e apresentaram toda documentação dentro dos critérios do programa. “O próximo passo é o recebimento das chaves”. Ela lembra que o contrato será assinado no nome da mulher. “Esses contratos serão registrados e posteriormente as famílias devem receber as escrituras”, explica a superintendente. Segundo ela, após o recebimento da casa, a responsabilidade em relação à moradia passa a ser do proprietário.

O Residencial Tapajós será entregue as famílias com toda infraestrutura água, energia e esgoto para que as famílias possam se mudar de imediato para o local. A equipe da Sabesp e da Caiuá montaram o mutirão de serviços no local para que as famílias pudessem agilizar a solicitação da ligação de água e energia. Conforme o Analista de Cliente da Caiuá, Wilson Pereira Duarte, o serviço foi oferecido no local para facilitar a vida das famílias do Tabajós e ganhar tempo, sem precisar acionar o serviço pelo atendimento 0800. Segundo ele, a Caiuá realizará as ligações de energia a partir desta terça-feira para que as famílias possam ocupar suas residências no domingo.

A dona de casa, Edna Aparecida Macegoso, 37 anos, destacou a facilidade e agilidade dos serviços, bem como o atendimento das equipes da Prefeitura e da Caixa. Ela revela que se mudará para a nova moradia com os filhos de 20 anos, 15 anos e a filha com necessidade especial, de 12 anos. Atualmente a beneficiária reside em casa cedida no Parque Furquim.

Já a diarista Dalva Maria de Souza, 62 anos, contemplada na lista de idosos revela sua alegria em poder assinar o contrato da moradia. “Agradeço a Deus e as autoridades pela conquista da casa própria”, comemora. A diarista paga aluguel e reside com o filho de 21 anos, no Jardim Bela Daria.

A dona de casa Lidiane Lima Nunes, 29 anos, também comemorou a assinatura do contrato da casa própria ao lado do esposo e dos três filhos. Segundo ela, há mais de cinco anos a família luta para ter uma casa própria, sendo que deixará de pagar o aluguel e o valor deve ser investido na qualidade de vida da família. Os beneficiários também receberam os primeiros boletos de pagamento que deve ser efetuado a partir de janeiro de 2014.

A construção de cada casa teve o custo de cerca de R$ 57 mil. No entanto, as famílias devem arcar com um valor bem inferior de no máximo R$ 9 mil, que será pago em 10 anos em parcelas que variam de R$ 25 até R$ 80, conforme o orçamento familiar.

Crédito para aquisição de móveis e eletrodomésticos:

Na ocasião, a Caixa Econômica entregou o Cartão ‘Minha Casa Melhor’ com o crédito de R$ 5 mil para aquisição de móveis e eletrodomésticos para mobiliar a nova moradia. O crédito pode ser pago em até 48 meses.