Nesta quarta-feira, 60 alunos da Escola Municipal João Sebastião Lisboa, tiveram uma aula diferente. Eles participaram de uma série de atividades de Educação para o Trânsito no Ceatran (Centro de Aprendizagem no Trânsito) de Presidente Prudente. Mas a aula começou na escola, onde a professora de Educação para o Trânsito da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), Nilza Bina realizou todas as orientações de como se portar enquanto passageiro no ônibus e o que observar durante o percurso.

Chegando ao Ceatran, os alunos foram recepcionados pela coordenadora do CFC-A Rita Daguano e participaram de uma aula lúdica com a instrutora Luciane Napolitano. Durante a aula, os alunos relataram experiências, participaram de dramatizações e assistiram ao vídeo dos Três Porquinhos no Trânsito.

Antes de retornar a unidade escolar, os alunos realizaram atividades práticas nas vias do Ceatran, fazendo a travessia em faixa de pedestres, observaram a sinalização vertical e horizontal, o funcionamento dos semáforos e o processo de exame para a obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Para finalizar, receberam a cartilha da Turma da Cart com diversas atividades para aprender um pouco mais sobre trânsito e ao mesmo tempo, divertir-se. A publicação reúne caça-palavras, jogo dos sete erros, ligue os pontos, labirinto, jogo da memória, tirinhas de humor e figuras para colorir. A atividade foi acompanhada pelo Diretor de Departamento de Educação para o Trânsito da Semav Mauro de Mattos e pelo pedagogo da pasta Renato Gouvea.

“As ações de educação para o trânsito e segurança viária para crianças são fundamentais, desta forma estamos investindo em prevenção e preparando desde já a futura geração de condutores. Certamente o apoio do CFC-A, CART e de outras instituições é essencial para fomentarmos um trânsito mais seguro”, salienta Oswaldo Bosquet, secretário da pasta.