Será realizado na próxima segunda-feira (30/03), às 8h, no Auditório Sebastião Jorge Chammé, do Centro Cultural Matarazzo, o 1º Encontro sobre Políticas Públicas Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento pretende reunir profissionais, empresários e interessados para conhecer as principais iniciativas e ações existentes no município relativas ao tema. Além disso, a iniciativa tem como objetivo iniciar um diálogo com a sociedade organizada sobre as diretrizes e bases da Lei Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, que será proposta ao Legislativo Municipal em breve.

No encontro, serão elencados temas como a criação de um Conselho Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia, além da possibilidade de um Fundo Municipal de apoio à inovação, assuntos que poderão integrar a Lei Municipal de Inovação, elaborada em conjunto com a sociedade interessada.

“O Congresso Nacional promulgou recentemente a PEC 85, chamada PEC da Inovação, reconhecendo a importância desse tema nas políticas públicas do país. Prudente deverá ser uma das primeiras cidades a contar com uma Lei Municipal sobre esse tema após a aprovação dessa emenda", comemora Rogério Alesso, titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação) e idealizador do encontro.

Diversas iniciativas nessa área já se tornaram realidade em Prudente, haja vista que a Prefeitura é uma das titulares da Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp), que oferece apoio e infraestrutura para empresas e iniciativas ligadas à base tecnológica visando seu fortalecimento para o mercado de trabalho. O município também conta com uma moderna legislação de apoio ao desenvolvimento de software, a Lei 8323/2013, que cria o Programa ISS do Software, permitindo que parte do ISS recolhido por empresas deste segmento seja compensada com a implementação de ações e investimentos que promovam a capacitação e inovação.

Vale lembrar que, recentemente, o secretário da Setec esteve em São Paulo com o vice-governador Marcio França, que também é titular da pasta de Ciência e Tecnologia do Estado, para oficializar o pedido de recursos visando a realização de estudos e do Plano de Negócios do futuro Centro de Inovação de Presidente Prudente.

Outras iniciativas podem ser citadas, como o apoio ao arranjo Produtivo Local de Software, o APL de software, que também integra as preocupações da Setec, que aposta na criação de uma Política Pública que seja capaz de promover ainda mais o desenvolvimento do setor de tecnologia no município, “um importante setor que gera renda, desenvolvimento e permite a fixação de jovens na região, já que anualmente centenas de profissionais são capacitados nos diversos programas de pós-graduação, graduação e cursos técnicos existentes na cidade”.

Serviço: No dia do evento, a Setec disponibilizará no link www.presidenteprudente.sp.gov.br/inovacao, um formulário para que todos possam dar sua contribuição para a elaboração da Lei Municipal.