Cerca de 40 alunos da Escola Municipal Antonio Moreira Lima, que fica no Conjunto Habitacional Ana Jacinta em Presidente Prudente tiveram uma aula diferente e bastante interativa na tarde desta segunda-feira (21/11). A atividade proporcionada pelo programa Cidadescola do governo de Prudente ocorreu no Aeroporto Estadual Ademar de Barros de Presidente Prudente. A iniciativa consiste numa Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav) através do secretário Luiz Abel Gomes Brondi. Neste ano, as visitas ao Aeroporto já contemplaram cerca de 200 alunos que participam da oficina de Educação para o Trânsito do Cidadescola.

No local, os alunos foram recebidos no Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar (GPAE). Na oportunidade, os alunos puderam conhecer de perto o helicóptero Águia da Polícia Militar. Na ocasião, as orientações foram transmitidas pelo sargento Evandro Dimas Marin, que ressaltou a importância dos alunos conhecerem o trabalho do grupamento, com a demonstração dos equipamentos e entraram na aeronave.

Segundo o sargento, a atividade tem a finalidade proporcionar uma aproximação entre a Polícia Militar e os alunos, além de trazer mais conhecimento para os alunos. “O contato é importante para desmistificar a imagem que os alunos tem a polícia de ser apenas repressora”, explica o sargento. Ele ressalta ainda que a proposta realizada pelo município através do Cidadescola também desperta o interesse dos alunos pelo trabalho da Polícia Militar.

De acordo com a professora da oficina de Educação para o Trânsito, Nilza de Almeida Bina, muitos alunos têm curiosidade de saber como funciona o trabalho que o Águia desenvolve na cidade. “Eles observam o helicóptero sobrevoando a cidade e imaginam algo inacessível”, revela a professora. “Para as crianças é importante este contato que permite conhecer o meio de transporte que tem a finalidade de garantir a segurança da população”, acrescenta.

Durante a aula, os alunos receberam explicações sobre salvamento terrestre, e a utilização dos três equipamentos utilizados na operação de resgate, sendo eles: o cesto (utilizado para resgatar pessoas conscientes em locais de difícil acesso); a maca dobrável (utilizada para retirar pessoas inconscientes); e o Bambi Bucket, (utilizado para apoiar o Corpo de Bombeiros no combate aos incêndios). Os alunos aprovaram a aula diferente realizada no Aeroporto de Prudente. A estudante Bruna Rafaela da Silva Moura, 10 anos, revela que esteve pela primeira vez no local. “Gostei de entrar no helicóptero e saber como funciona”, comenta a aluna.

Para os alunos, Rafael Lanes Mendonça, Luiz Henrique dos Santos Lira e João Pedro Nunes Gasques, todos com oito anos de idade, a atividade despertou o interesse para saber como funciona uma aeronave e o trabalho aéreo da Polícia Militar. Todos ficaram bastante motivados com aula e prestaram atenção nas informações transmitidas pelo Sargento Marin, que plantou uma semente para os alunos passam sonhar em ser futuros pilotos.