O Cerest/PP-Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Regional de Presidente Prudente - SP, realizou hoje (22/05), no auditório do Sest/Senat de Presidente Prudente, o Seminário Regional - O Trabalho Rural e as Toxicidades: As LER/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) e as implicações na audição e na voz.

O Seminário faz parte do calendário anual do Cerest e tem como objetivos: disseminar os conhecimentos sobre as implicações na saúde dos trabalhadores rurais expostos aos efeitos dos agrotóxicos e debater sobre dificuldades e desafios em relação as LER/Dort.

Compuseram a mesa oficial de abertura dos trabalhos, o vereador José Geraldo de Souza, representando a Câmara Municipal, Edmárcia Munhoz Coelho, interlocutória regional de saúde do trabalhador, Cristiano Lourenço Fernandes, procurador do Ministério Público do trabalho 15ª Região, Bolívar Lopes Brambila, diretor regional do Sest Senat, Maria Aparecida Rodrigues, coordenadora do Cerest/PP, Gonçalo Menezes Lima, membro do Conselho Municipal da Saúde, além dos palestrantes Dr. Koshiro Otani e Cassiano Ricardo Rumin.

O público alvo da ação é formado por profissionais da rede de serviços de saúde SUS, profissionais que atuam nos Cerest regionais e/ou estaduais, estudantes da área de saúde, profissionais que atuam na área de saúde do trabalhador e/ou saúde ocupacional e outros interessados.

De acordo com a coordenadora do Cerest Presidente Prudente, Maria Aparecida Rodrigues, o foco do evento foi bem específico e voltado também para o trabalhador rural, que tem um grande acometimento de acidentes de trabalho, doenças relacionados ao trabalho devido aos efeitos dos agrotóxicos, principalmente os efeitos na audição e na voz. “A fonoaudióloga do Cerest fez uma pesquisa dentro do ambulatório de audiologia com trabalhadores rurais expostos a agrotóxicos e foi detectada uma grande perda auditiva relacionada a esta exposição, é necessária uma ação de prevenção nessa área, por isso estamos aqui”.

Na programação do evento aconteceu a exposição de banners da campanha regional realizada nos municípios da abrangência do Cerest, que inclui 45 municípios. A primeira palestra foi “A Saúde e o Trabalho Rural“ com o Dr. Koshiro Otani – Médico do Trabalho, Sanitarista, Pesquisador, Especialista em Saúde Pública, em Medicina do Trabalho, em Administração Hospitalar, em Epidemiologia Ocupacional e Saúde Ocupacional. Em seguida, foi a vez do subtema 2: "Acidentes do trabalho e doenças de trabalhadores rurais: demanda para as políticas de saúde", com o psicólogo Cassiano Ricardo Rumin, mestre em Ciências Médicas-USP, Professor, orientador de estágios profissionalizantes em Psicologia nas áreas de Saúde do Trabalhador e Psicologia Social da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas).

No período da tarde, aconteceu mesa de debates, com relatos de experiências e apresentação de pesquisas de estudos com pesquisadores em várias áreas da saúde com o tema: “Saúde do Trabalhador Rural e Toxicidade: Relato de Experiências e Pesquisas”, com Maria Aparecida Rodrigues.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação