Educação para o Trânsito e Cidadania, esse é o objetivo do Programa ‘Na Pista Certa’, que teve início nesta segunda-feira (05/10) em Presidente Prudente e segue até o dia 17 deste mês. A iniciativa é viabilizada por meio da parceria entre a Fundação Mapfre e o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav).

Nesta manhã de segunda-feira, o ‘Na Pista Certa’ já atendeu 90 crianças do Projeto de Educação Integral Cidadescola do bairro Brasil Novo e dos Distritos de Eneida e Floresta do Sul. O Programa ‘Na Pista Certa’ proporciona vivências lúdicas e pedagógicas em um espaço cenográfico com estrutura modular e itinerante. Monitores treinados apresentaram os conteúdos de segurança viária e valores como o respeito ao próximo.

Às 14 horas acontece a abertura oficial com a presença de autoridades civis e militares. As atividades promovem comportamentos e atitudes responsáveis e cívicas em relação ao trânsito, tanto do ponto de vista do motorista quanto do passageiro, além do pedestre, do ciclista, entre outros atores do trânsito. A estrutura do ‘Na Pista Certa’ está instalada na quadra coberta do Parque do Povo, onde alunos de projetos sociais, escolas públicas e privadas serão atendidos das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. No sábado dia 10 e no dia 12 de outubro, Dia das Crianças, o programa será aberto à comunidade, sendo das 9h às 11h e das 13h às 15h.

Conforme a gerente Sucursal da Mapfre Silvana Pissinin, a carreta percorre todo o Brasil com as ações de educação no trânsito. Segundo ela, o objetivo do projeto é de proporcionar a educação no trânsito e o respeito ao próximo para as crianças de maneira dinâmica. “As crianças vêm até o projeto e participam de uma aula dinâmica e prazerosa”, explica. Oswaldo Bosquet secretário municipal da Semav, salienta que o Programa ‘Na Pista Certa’ tem como objetivo propiciar ações de educação para o trânsito e cidadania as crianças, que consequentemente irão transmitir aos pais os conhecimentos e conceitos de cidadania. “O projeto estimula a interação das crianças, elas aprendem brincando”, resume.

Serviço: Agendamento para participação de grupos deve ser realizado no Departamento de Educação para o Trânsito da SEMAV através do fone (18) 3908-7011 com Renato Gouvea ou via e-mail: edtransito.semav@presidenteprudente.sp.gov.br