Convocada pelo prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ e com o tema ‘Prudente Jovem – Compromisso de Todos’, foi realizada hoje (28) a segunda edição da Conferência Municipal de Juventude, no Salão Nobre da Toledo Prudente Centro Universitário.

O público presente (cerca de 350 pessoas) é formado por jovens e profissionais que trabalham com temáticas acerca das políticas públicas de juventude.

De acordo com o coordenador da Juventude, Juliano Borges, a Conferência é um amplo processo de debate e participação sobre os anseios da juventude para Presidente Prudente.

“É um espaço para discutir, analisar, reivindicar e propor ações para os poderes públicos, mas também para pactuar instrumentos de monitoramento e ação entre as redes de organizações, com foco no controle social das políticas públicas de juventude”, comenta.

Após a abertura oficial, os presentes assistiram à palestra “O Jovem como protagonista de suas oportunidades”, com Ricardo Ribeiro Agostinete.

O coordenador explica que o município realiza a etapa municipal da 3ª Conferência Nacional de Juventude, que trará o tema 'As várias formas de mudar o Brasil' e busca saber a opinião através dos debates sobre o que os jovens desejam e propõem fazer para mudar o Brasil, nas mais diversas frentes de atuação. Para facilitar a discussão, os jovens foram divididos para discutir 11 eixos temáticos, relacionados ao Estatuto da Juventude , sob os temas: Participação, Educação, Trabalho, Diversidade e Igualdade, Saúde, Cultura, Direito à Comunicação, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Território e Mobilidade, e Segurança e Paz.

“O governo sob a liderança do prefeito Tupã tem por hábito dialogar com os jovens e trabalhar conjuntamente com eles com objetivo claro de ampliar a agenda de políticas públicas de juventude em prol dos próprios jovens”, disse o coordenador da Juventude, Juliano Borges, emendando que do evento de hoje, serão escolhidos 9 delegados que representarão o município na etapa estadual da Conferência.