Atendendo à convocação do prefeito Milton Carlos de Mello “Tupã”, reuniram-se na manhã desta quarta-feira (2708), na Escola Municipal Odette Duarte da Costa, do jardim Morada do Sol, integrantes de diversas secretarias da administração municipal e parceiros que já atuam na comunidade escolar para conhecer in loco as instalações da escola. O objetivo da ação intersetorial é atender às demandas necessárias para melhorar o aprendizado dos alunos.

A diretora Sirlei Aparecida de Oliveira expôs que há um grande número de alunos com déficit de atenção, dificuldades na coordenação motora e problemas sociais diversos que necessitam com urgência de um tratamento interdisciplinar para suprir essas deficiências. “A transformação desse contexto deve acontecer dentro da escola. É um bairro de enorme exclusão social. Temos que mudar a realidade dessas crianças para que não se tornem delinquentes no futuro. Apesar do contexto do ambiente, precisamos de uma saída. Criar uma política, uma estratégia que englobe todas os serviços públicos do bairro numa ação conjunta”, pontua.

A secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi, afirmou que essa ação conjunta será feita em caráter de urgência. “Precisamos diagnosticar os alunos que não estão tendo condições de aprender e dar a assistência e condições necessárias aos outros para que continuem aprendendo. É um olhar diferenciado para essa comunidade escolar”.

Portanto, cada secretaria presente ficou responsável de montar um relatório com as dificuldades e as potencialidades de atendimento, cada qual em sua área irá verificar o que pode ser feito para estabelecer as estratégias do plano de ação intersetorial. A próxima reunião para apresentação dos relatórios será daqui uma semana, na quarta-feira (3/09), na unidade escolar.

Estiveram reunidos hoje as secretarias de Educação, Saúde, Planejamento, Finanças, Administração, Tecnologia, Esporte, Assistência Social, além do Conselho de Escola, Polícia Militar e integrantes do Colégio Anglo Prudentino.