Tem início nesta segunda-feira (06/07), e segue até o dia 31 deste mês, a Campanha Municipal Contra Tuberculose em Presidente Prudente. De acordo com a educadora de Saúde da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), Elaine Bertacco, diferentes ações são preparadas para conscientizar a população.

Conforme consta no cronograma, na quarta-feira (8), haverá palestra aos agentes das Estratégias de Saúde da Família (ESF’s). No dia 28, a iniciativa é voltada aos enfermeiros da Rede Municipal de Saúde. Ambas as palestras serão realizadas no Anfiteatro ‘Dr. Dino de Aguiar Cintra’, na Secretaria Municipal de Saúde, às 9h, e proferidas pelo pneumologista Paulo José Mazzaro.

Além das palestras, Elaine conta que haverá cartazes em ônibus e faixas nas vias; distribuição de kits educativos em todas as unidades da Rede Municipal de Saúde, a fim de divulgar os sinais e sintomas da doença bem como promover a busca ativa por novos casos; e entrega de certificado para a Unidade Básica de Saúde (UBS) e à ESF que mais se destacar na busca ativa. A VEM informa ainda que foram firmadas parcerias com os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Programa DST/Aids e Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) para distribuição de kits.

De acordo com a educadora de Saúde, a intenção da Campanha Municipal Contra a Tuberculose é divulgar os sinais e sintomas da doença, fazer com que os munícipes evitem ambientes fechados e mal ventilados, bem como reafirmar que a doença tem cura e que o tratamento é totalmente gratuito e que, se tratada adequadamente, o período mínimo é de seis meses.

“A doença é causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões. Entretanto, a mesma pode atacar outras partes do corpo, como ossos, rins, entre outros. Assim sendo, todos devem ficar atentos, pois tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro, pode ser tuberculose”, destaca.

Por fim, Elaine conta que de janeiro até o momento, Prudente registra 45 casos da doença, sendo 40 novas catalogações e cinco recidivas, ou seja, pacientes em que a patologia reapareceu. Dos acometidos com a tuberculose, há casos em um bebê menor de um ano até em munícipes com 79. Ao todo, 39 bairros registram catalogações. Do total, na Vila Brasil foram três, enquanto que nas vilas Furquim e Líder foram dois em cada.