A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) confirma, nesta sexta-feira (03/07), mais 144 casos de dengue em Presidente Prudente. Com os novos registros, referentes a junho, o número sobe para 2.191. Segundo dados do órgão, mais de 200 bairros do município já tiveram catalogações positivas da doença. Deste total, o Jardim Paulista e o Conjunto Habitacional Ana Jacinta são os que apresentam a situação mais crítica, sendo 84 e 66 acometidos com a patologia, respectivamente.

De acordo com a VEM, existem ainda 2.176 notificações e outros 288 exames aguardando resultados. “Se pegarmos o histórico epidemiológico do município desde 1996, quando começamos a registrar as confirmações, de junho a outubro o normal é os registros estagnarem e não termos números expressivos. Caso a população não colabore, a tendência é que superemos 2013”, pontua Elaine Bertacco, educadora de Saúde do órgão.

Elaine cita 2013 como exemplo, pois foi o mês mais crítico em Prudente. De janeiro a junho, 3.587 munícipes já haviam sido acometidos com a doença. Já em 2014 a situação mudou completamente. No mesmo período, foram apenas 178 casos. Embora haja ainda 1.396 catalogações de diferença entre 2015 e 2013, a educadora de Saúde garante que o quadro epidemiológico pode superar o do ano retrasado.

“Temos que nos preparar para o verão, uma vez que [no verão] em uma semana há uma geração de mosquito e em um mês há quatro gerações. No inverno [atual estação], os ovinhos do Aedes Aegypti demoram mais para eclodir, mas como mosquito tem ficado cada vez mais resistente, ainda temos casos positivos da doença. Embora esteja frio, estamos com chuvas constantes, portanto, os munícipes devem manter os cuidados básicos em sua residência já visando o verão”, destaca.