Ferramenta está disponível no site oficial da Prefeitura, no www.presidenteprudente.sp.gov.br

Pensando sempre em facilitar a vida do cidadão de Presidente Prudente, o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (Setec), lançou nesta sexta-feira (27/02) uma nova ferramenta no site oficial. Agora, os empresários e escritórios de contabilidade podem emitir o alvará online. Ou seja, o que antes demandava dias de burocracia pode ser resolvido em alguns minutos. Para garantir a emissão do alvará, a empresa precisará estar com a situação regularizada e, ao acessar o link http://www.presidenteprudente.sp.gov.br/servico/alvara/index.xhtml, deverá informar o número de cadastro da empresa, CPF ou CNPJ.

Além disso, conforme explicou o secretário da Setec, Rogério Marcus Alessi, todos os alvarás são emitidos com o selo QR-Code, o que permite que qualquer cidadão que tenha um smartphone, e tenha instalado o aplicativo leitor do código, tenha conhecimento sobre a autenticidade do alvará, já que o documento deve estar sempre visível a todos, uma vez que caso seja legal o munícipe terá na tela do aparelho celular todas as informações referentes a empresa. “É uma forma de todos fiscalizarem, uma vez que qualquer pessoa pode fazer essa consulta”, pontuou.

“Prudente há alguns anos saiu a frente com a geração do alvará eletrônico. Hoje estamos dando o segundo passo que é a emissão do documento. Cerca de 9 mil alvarás são gerados ao ano”, emendou Alessi. O secretário de Tecnologia informou que a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), em parceria com a Setec, está digitalizando todos os documentos de abertura e alteração de cadastros, o que atende uma reivindicação antiga dos contadores de Prudente e determinação do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’.

“Isso vai representar a médio e longo prazo um ganho significativo, pois a partir do momento em que toda documentação das empresas estiver digitalizada estará disponível no servidor da Prefeitura e não precisará ser mais reapresentada no caso de novas alterações”, completou.

O presidente da Associação das Empresas de Ciências Contábeis de Prudente, Sérgio Turuta, que falou em nome de todos empresários presentes, agradeceu o Governo pela iniciativa e disse que a parceria visa o bem comum da cidade. “Acredito que além desses serviços e melhorias apresentadas, diversas outras ferramentas [cadastro de imóveis, emissão de certidões] que aparentemente são simples, mas no que no dia a dia dos escritórios de contabilidade fazem muita diferença. Temos somente a agradecer pelos investimentos e empenho. É um avanço grande, facilitará nosso dia a dia. Pretendemos ver o progresso da cidade e por isso nosso agradecimento”, disse.

Já o vereador Valmir da Silva Pinto, que falou em nome dos vereadores presentes, parabenizou o prefeito e o secretário de Tecnologia e disse que quando se investe em tecnologia, a fim de minimizar o trabalho da administração pública e dos que precisam da mesma, colabora-se com uma série de princípios que regem a administração pública. “Entre eles o da transparência. Tenho certeza que outros investimentos na área da tecnologia serão feitos em Prudente”, destacou.

O chefe do Executivo disse que o lançamento da ferramenta que permite a emissão do Alvará Eletrônico é fruto de parceria com os escritórios. “Uma obrigação nossa, sim, mas hoje estamos solidificando ainda mais a parceria. O dia em que todos se conscientizarem que devemos solidificar parcerias, tanto no aspecto econômico quanto no social, teremos uma cidade como estamos tendo, melhor. Temos um sonho, e isso caberá aos secretários de Tecnologia e Finanças, que é transmitir todas as licitações ao vivo no site da Prefeitura, para que todos possam olhar o que está acontecendo”, revelou, parabenizando a Setec e reafirmando a parceria com a Associação das Empresas Contábeis.

Por fim, o prefeito informou ainda que o Governo tem o desafio que é o estudo em relação ao ISS. “O secretário de Finanças já está preparado para contratar uma empresa que auxiliará os técnicos da Prefeitura a fazerem um estudo em relação ao ISS. Temos que cumprir lei, não podemos perder receito, mas acredito que podemos garantir ferramentas que beneficiem as empresas prudentinas. Vamos ouvir todos, queremos propostas e quem sabe não podemos até o final do ano apresentar um projeto à Câmara de Vereadores para fomentarmos cada vez mais nossa cidade”, concluiu.