O Salão Nobre da Toledo Prudente recebeu sexta-feira (21), o 6º Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. O evento, organizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da Prefeitura de Presidente Prudente, com apoio da Rede Mulher e da Toledo Prudente Centro Universitário, integra programação alusiva a 25 de Novembro, Dia internacional de Combate à Violência contra a Mulher.

Participaram da mesa de abertura, a secretária municipal de Assistência Social, Regina Helena Penati, a coordenadora do Creas Mulher - Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Mulher em Situação de Violência, Simone Martinez, o deputado estadual Ed Thomas e o promotor de justiça Márcio Kuhne Prado Júnior. O tema principal do encontro foi “A Construção de Mediações no Enfrentamento à Violência de Gênero”

Simone Martinez comenta que esse assunto em precisa estar em pauta para atenção não apenas das autoridades do município e da região, como também da comunidade em geral. “É fundamental que a mulher tenha acesso à informação. Antes da Lei Maria da Penha, muitas vezes a mulher nem sabia que sofria violência. Hoje o assunto tem mais visibilidade, até com campanhas informativas”.

Conforme a secretária Regina, a violência contra as mulheres é um fenômeno complexo que exige articulação de ações integradas para seu enfrentamento. “A novidade que anunciamos nessa edição do Fórum é o processo de trabalhar com o agressor, de forma a tentar refletir as ações que ele pratica para superar essa dimensão de violência”, anuncia.

Palestras da assistente social Juliene Aglio, com o tema ‘A gestão do Trabalho no Creas’. O dr. Flávio de Almeida Pontinha, da Defensoria Pública do Estado apresentou as novidades da ‘Lei Maria da Penha’. A terceira e última palestra foi com Thays Nogueira, representante da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, com o tema ‘Políticas de Combate à Violência Contra Mulher’.

Segundo a chefe da pasta de Assistência Social, a presença de Thays Nogueira propicia o aprofundamento das discussões das políticas para mulheres no país. “O debate continua caminhando na direção de construir um serviço que articule com a sociedade outros elementos que fazem com que a violência ainda persiste em nossa sociedade”, encerra.