A União das Entidades de Presidente Prudente (UEPP) realizou, nesta terça-feira (26/05), no Centro Cultural Matarazzo, uma ação que integra o Ciclo de Palestras de Desenvolvimento. Nesta ação, o tema abordado foi ‘Energia Fotovoltaica – Novas possibilidades de ter o sol como fonte de energia prática e econômica’.

De acordo com o diretor de Comunicação da UEPP, Marco Antônio Goulart, o Ciclo de Palestras busca o desenvolvimento regional, que é o objetivo da União das Entidades. “Entendemos que essa palestra, sobre energia fotovoltaica, que é uma energia limpa, é importante e está ligada ao nosso objetivo, que é o desenvolvimento. A região de Prudente, assim como a de Dracena, é extremamente propícia devida a alta incidência de raios solares. É algo benéfico não só para região, mas para todo Estado”, pontua.

Questionado se há localidades que já fazem o uso da energia, Goulart garante que a mesma está em desenvolvimento. “Algumas empresas já estão contratando e desenvolvendo em seu parque industrial o uso dessa tecnologia. Temos notícias que algumas prefeituras também estão fazendo uso e a ideia é que com a massificação dessa energia, o custo dela reduza e a gente possa encontrar também nas residências”, expõe.

“Essa energia foi cara, mas hoje é praticamente viável e encontrou a paridade tarifária com outras modalidades de energia, como a hidráulica e a eólica. Então, hoje, se você tem R$ 10 mil na poupança, compensa produzir sua própria energia elétrica a pagar alta tarifa do quilowatt hora na sua conta mensal”, garante o palestrante e também professor doutor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Carlos Alberto Canesin.

Além de garantir que hoje a energia fotovoltaica já encontra a paridade com as demais modalidades, Canesin afirma que qualquer um pode usá-la, por ser tratar de uma energia solar, ou seja, que é livre, abundante na natureza e democrática. “A resolução 482 da ANEL [Agência Nacional de Energia Elétrica], permite que qualquer um, seja de micro ou mini geração, pode instalar e produzir sua própria energia no seu teto, em sua residência. Você pode ter essas aplicações na residência, no comércio ou na indústria, e as grandes fazendas solares também resultarão em grande potencial de aplicação dessa energia no país”, encerra.