Os que pensam que o canteiro de obras é apenas parte da construção de algo estão totalmente enganados. É que nesta terça-feira (26/05), no lugar de ferramentas, parte da equipe recebeu em mãos o diploma de conclusão do ‘Programa MRV Escola Nota 10’ de Presidente Prudente’.

A entrega da certificação contou com a presença de funcionários, alunos, familiares e a paraninfa da turma, a titular da Secretaria Municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi.

De acordo com a professora Sandra Clebis, que acompanhou a turma há aproximadamente dois meses, as aulas ocorrem três dias por semana, das 19h às 20h30. “Esse curso teve duas fases e hoje formamos sete alunos”, diz. “A experiência foi a melhor da minha vida, pois dá para ver a força de vontade deles. Em junho vamos começar outro curso”, relata.

Para o coordenador de obras da MRV do Oeste Paulista, Alessandro Figueira Câmara, a empresa recebe alguns funcionários ainda analfabetos. “Em parceria com a escola Sesi [Serviço Social da Industria], Sinduscon, [Sindicato da Construção] e com o apoio da Prefeitura de Prudente, pudemos realizar esse programa para alfabetizar os funcionários que estão no nosso canteiro de obras”, expõe.

A turma que se formou nesta terça entrou no programa há um ano. A faixa etária de alunos é entre 40 e 60 anos.

Francisco Expedito Pereira da Silva, pedreiro, foi um dos alunos que recebeu o diploma. Ele conta que a experiência foi “muito boa”. “Agradeço a professora Sandra, ela fez um ótimo trabalho. Agradeço também a comissão técnica da MRV.”

A paraninfa da turma, Ondina Barbosa Gerbasi, afirma que é difícil ser alfabetizado com uma idade mais avançada, mas garante que aprender a ler e escrever é fundamental, pois “abre outras oportunidades”. “É como um funcionário disse: antes ele não conseguia ir ao banco, hoje ele pode resolver várias coisas. A educação abre os horizontes.”

Vale lembrar que o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ esteve presente com vários secretários no lançamento do programa em Prudente. De acordo com Ondina, o chefe do Executivo “prestigiou a Escola Nota 10” e eles acompanharam o desenvolvimento o ano todo. (Colaboração – João Victor Guirado)

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação