Presidente Prudente sediou novamente, nesta terça-feira (26/05), a Capacitação de Interlocutores do Programa Município Verde Azul (PMVA), de iniciativa do Governo do Estado através da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. A ação, realizada no auditório da Faculdade de Presidente Prudente (Fapep), mantida pela União das Instituições do Estado de São Paulo (Uniesp), reuniu representantes de 79 cidades que participam do projeto, entre secretários do Meio Ambiente e demais autoridades.

A capacitação, apresentada por um dos responsáveis pelo PMVA, José Ricardo, teve como objetivo nortear os municípios que integram os comitês da Bacia Hidrográfica dos Rios Aguapeí, Peixe e Paranapanema sobre as novas diretrizes do programa para este ano. “É de suma importância a participação do município através de suas secretarias neste programa, pois as diretivas norteiam o desenvolvimento das nossas ações ambientais aqui no município”, destaca André Gonçalves, técnico da Secretaria do Meio Ambiente (Semea) de Prudente.

Durante a capacitação, o secretário da Semea, Wilson Portella, conta que foi apresentado todo regulamento da iniciativa, como formas de participação e pontuação, entre outros. De acordo com ele, o PMVA faz uma avaliação completa de todos os setores da administração pública quanto a parte ambiental, como córregos, rios, nascentes, poluição, resíduos sólidos, entre outros. “Os municípios premiados com o selo Verde Azul têm uma série de benefícios no Estado. Além disso, recebem premiações como tratores, equipamentos ligados a resíduos sólidos, enfim”, expõe.

Segundo ele, Prudente só não obteve o selo Município Verde Azul devido a algumas etapas que, antes não haviam sido cumpridas, estão em andamento, como o encerramento do lixão e construção do aterro sanitário. Sobre a coleta seletiva, ele lembra que agora o contrato já está firmado.

“Quando as duas etapas em andamento estiverem encerradas, com certeza garantiremos o selo. Prudente é exemplo em vários setores, como manutenção e conservação de fundos de vale, em projetos de arborização com o ‘Prudente Mais Verde’, tem a melhor qualidade do ar do Estado de São Paulo, tem trabalho de combate a fumaça e queimadas, enfim. Fazemos o possível para manter a cidade limpa e com preservação ambiental e o encerramento do lixão e construção do aterro sanitário virão para coroar todo trabalho”, destaca.

Além do secretário do Meio Ambiente de Prudente, o Governo Municipal foi representado na capacitação pelos técnicos da pasta Antônio Moreira e Nelissa Gonçalves, e pela educadora ambiental, Eliana Junqueira, bem como pelo chefe de Gabinete Feiz Abbud, pelos titulares das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sedepp) e Educação (Seduc), Aristeu Penalva e Ondina Gerbasi, respectivamente, entre outros.