O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) confirma, nesta segunda-feira (31/03), mais cinco casos de Leishmaniose Visceral Canina (LVC) em Presidente Prudente. Desta vez, a doença acometeu três cães do Jardim Cobral, além de animais da Vila Luso e do Jardim Morada do Sol. Neste último bairro, o órgão informa que o caso é importado, ou seja, veio de outro município, mais precisamente de Bastos. Assim sendo, os outros quatro são autóctones, contraídos na própria cidade.

Com os novos casos divulgados hoje, Prudente contabiliza 26 registros positivos de LVC. Do total, 24 são autóctones e dois importados. O médico veterinário responsável pelo CCZ, Célio Nereu Soares, diz que dos cães acometidos com a doença, três faleceram em decorrência da patologia, enquanto que os outros dois já foram entregues ao órgão para eutanásia.

Soares informa ainda que nos três bairros já receberam o trabalho de orientação das equipes do Centro de Controle de Zoonoses, bem como coleta de sangue para realização do exame. “Conforme o Ministério da Saúde nos envia os kits estamos promovendo a testagem nas amostras armazenadas no órgão”, pontua.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação