“Dia histórico para Presidente Prudente”. Assim foi definida a inauguração da revitalização do Balneário da Amizade pelas autoridades presentes no evento. É que após 25 anos, o espaço público foi revitalizado pela administração do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ e entregue oficialmente à população na manhã desta sexta-feira (1º/05), feriado Nacional alusivo ao Dia do Trabalho.

Ao fazer uso da palavra, o chefe do Executivo afirmou que a data foi escolhida para homenagear os trabalhadores prudentinos. “Primeiramente tenho que agradecer a Deus por realizar um sonho e permitir que pudéssemos cumprir o que prometemos à população. Não podemos esquecer também que esta é uma obra que tem a mão de todos, que todos foram importantes para realização”, destacou, enaltecendo o trabalho das secretarias envolvidas e da Prudesan Engenharia e Comércio Ltda., empresa vencedora de licitação que foi responsável pela execução dos serviços.

Presente no evento, o superintendente da Companhia Prudentina de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Antero Moreira França Júnior, lembrou que a revitalização do Balneário da Amizade integra um projeto de negociação entre a Prefeitura e Sabesp, que resultou na renovação do contrato com a estatal em 2012. “É um projeto excepcional. Agora cabe a população zelar. Que todos utilizem, mas zelem para que isso se perpetue”, frisou.

O vice-presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Nelson Bugalho, disse que o Governo Municipal entregou a obra dos trabalhadores prudentinos. “Uma obra acalentada há muito. Temos que parabenizar o prefeito Tupã e todos envolvidos. Quero lembrar que a Catesb está monitorando a qualidade de água e hoje ela é própria para banho. Caso essa situação mude, a companhia avisará. No entanto, isso é quase impossível devido aos cuidados com o espaço”, salientou.

Já o presidente da Câmara, Ênio Perrone, que falou em nome dos vereadores presentes, parabenizou o prefeito “pela capacidade de conseguir articular para que tudo aconteça em Prudente”. “O prefeito tem um espírito inovador e fará com que a cidade seja outra após sua gestão. Em nome da Câmara, abraço toda população e o parabenizo pelo seu trabalho”, discursou.

O deputado estadual Ed Thomas definiu a inauguração como um presente à população. Além disso, disse que a intenção agora é somar esforços para que o outro lado do Balneário da Amizade, pertencente a Álvares Machado, também seja revitalizado.

O também deputado estadual Mauro Bragato, lembrou que teve o privilégio de acompanhar a negociação entre a Prefeitura e Sabesp que resultou na revitalização do espaço. “Ficamos felizes, pois agora temos um balneário deste porte, de primeiro mundo. Política é isso, saber articular e trabalhar pensando no bem comum”, pontuou.

O vice-prefeito Marcos Vinha disse se sentir muito feliz em poder entregar uma obra esperada há muito pela população. “Hoje é um dia especial. E não vamos parar por aqui”, afirmou, lembrando que nesta semana o Governo Municipal conseguiu, no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, a liberação de mais três creches para Prudente.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, o prefeito lembrou que faltam 20 meses para o término de sua gestão e afirmou que o ritmo de trabalho será mantido. “Queremos melhorar a vida do prudentino e estamos conseguindo. Temos conseguido transformar e fazer com que Prudente seja respeitada no cenário paulista graças à somatória de esforços”.

Por fim, o chefe do Executivo lembrou ainda que a obra teve custo aproximado de R$ 5 milhões. “Dinheiro este oriundo de impostos que os munícipes pagam. Por isso pedimos que todos ajudem a preservar. O Balneário da Amizade é nosso, não é meu. É um espaço da família prudentina. Vamos cuidar como se fosse nossa casa”, concluiu.

Serviço – O Balneário da Amizade ficará aberto de quarta-feira a domingo, das 7h às 19h. Exclusivamente aos sábados, o horário será das 7h às 22h. As segundas e terças-feiras serão utilizadas para manutenção e limpeza do espaço. Caso haja feriado na segunda ou terça, o horário poderá ser alterado.