O ator e diretor prudentino Vicentini Gomez cumpre agenda de compromissos em Presidente Prudente com a finalidade de realizar a fase de pesquisa para o longametragem que contará a história da cidade que chegará ao centenário em 2017.

O projeto já tem cerca de dois anos e encontra-se na fase de seleção dos acontecimentos para escrita do roteiro. “Foi feita uma pesquisa preliminar com o historiador da USP Jonas Soares de Souza e o historiador local Ronaldo Macedo, projeto está aprovado pelo Proac (Programa de Ação e Cultura), agora temos que captar os recursos com as empresas da cidade dispostas a patrocinar, via renúncia fiscal, como forma de incentivo à cultura. Ainda temos um caminho longo a percorrer, cerca de seis meses entre pesquisa e escrita de roteiro”, pontua.

O diretor revela que pela extrema semelhança física, estão cotados nomes de artistas consagrados para viverem na trama os dois pioneiros da cidade, como Marcos Caruso, que poderá interpretar o Coronel Goulart e Carlos Briani, que deverá viver Coronel Marcondes. Ana Lucia Torre, Rosi Campos, Genésio de Barros e João Acaiabe são outros nomes já contactados. “Quero contar essa história dos desejos dos coronéis, da colonização do oeste, que até o final do século XIV era considerado ‘sertão desconhecido”, temos um material vasto para levantar, com a construção da ferrovia (Sorocabana)”.

Em uma outra fase, será feita uma oficina para seleção do elenco regional, já que são necessários mais de cem atores. “Faremos uma oficina em Prudente, convocando os atores locais, que serão selecionados, não só pelo talento, mas por se tratar de um filme histórico, também pela característica física de cada personagem. Devem ser duas semanas de trabalho, pra passar o tempo de interpretação para cinema, já que o pessoal daqui está acostumado com teatro, mas a linguagem do palco é diferente do cinema”, analisa.

Vicentini se diz satisfeito em estar à frente do projeto, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), que homenageia sua cidade natal. “Tenho grande orgulho, até me emociona falar da terra onde construí muito amigos e ainda tenho parentes na cidade, sempre venho para as festas natalinas, nunca deixei de frequentar a cidade. Já rodei outros filmes aqui, mas esse é um trabalho muito especial, contar a história da cidade, o que aconteceu nesse centenário”, finaliza.