Tem início nesta quarta-feira (23/04), em Presidente Prudente, e segue até 9 de maio, a 16ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (Gripe). Conforme informa a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), Vânia Maria Alves Silva, o município recebeu nesta terça-feira (22) 20 mil doses da vacina. “Este montante é para iniciarmos a campanha. Logo receberemos mais”, pontua.

Como já informado pela Secretaria Municipal de Comunicação, em Prudente, 49.229 integram os grupos prioritários. No de idosos são 28.570 munícipes; no de comorbidades são 7.774; no de crianças de dois a quatro anos, 11 meses e 29 dias, são 7.447; enquanto que no de seis meses a dois anos são 3.879. Já no de gestantes são 1.940; e no de puérperas, que são mulheres que tiverem bebê até 45 dias, são 319.

Segundo Vânia, o preconizado pelo Ministério da Saúde é que 80% de cada grupo seja vacinado. Ela lembra também que é necessário que os munícipes levem a carteira de vacinação. “É importante que todos que integram os grupos tomem a vacina. A dose é feita de vírus inativado, ela não causa gripe. O que pode acontecer, é que como ela demora até 14 dias para formar os anticorpos no organismo, é a pessoa já estar gripando e coincidir de ficar gripada após tomar a vacina. A importância em tomar também é que ela evita infecções, como pneumonia, diminui o número de internações e até mesmo de óbitos”, conclui.

Ela informa ainda que em relação aos acamados, os cuidadores dessem já podem entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima da cada do mesmo e solicitar a vacina. “Vamos iniciar a vacinação nos acamados no Dia D Mobilização Nacional Contra a Influenza [26 de abril]. O que não conseguirmos fazer neste dia vamos atender durante a semana depois do expediente das unidades”, salienta, lembrando também que no Dia D as equipes vacinarão os idosos que moram em casas de repouso.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação