Nesta segunda-feira (28/07) é lembrado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Para marcar a data em Presidente Prudente, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa DST/Aids, realizou testes rápidos para constatação de hepatite C no ambulatório do Hospital Regional ‘Doutor Domingos Leonardo Cerávolo’.

Segundo o coordenador do Programa DST/Aids, Jefferson Saviolo, o atendimento superou as expectativas. “Intenção era realizarmos 60 testes e atingimos o número de 77 munícipes testados. O teste rápido é semelhante ao de glicemia, mas em 15 minutos já sai o resultado”, explica. A ação integra ainda o objetivo de que até 2015 100% da população esteja ‘testada’.

De acordo com Saviolo, a intenção em realizar o teste rápido é o diagnostico precoce para que o acometido com a doença tenha mais perspectiva de vida. “Isso melhora a qualidade de vida da pessoa, a perspectiva de vida, enfim. E o tratamento, quando a doença é diagnosticada precocemente, é mais objetivo e eficaz”, relata.

Por fim, ele lembra que ações fora do prédio do Programa DST/Ainds integram a rotina do órgão, que realiza atividades nas praças 9 de Julho e da Bandeira, bem como nos Pronto Atendimentos (PA’s) de Prudente. “O programa não mede esforços, sempre saímos do espaço e levamos até a população. A intenção é facilitarmos a vida dos munícipes para que realizem os testes”, conclui.