O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) encerrou, recentemente, a Campanha de Vacinação Contra Raiva em Presidente Prudente. Ao todo, conforme informa o órgão, foram vacinados 38.973 animais, o que representa 81,5% do total de cães e gatos existentes no município, cuja população é estimada em 50 mil. Detalhadamente, o CCZ revela que foram 34.411 cachorros vacinados, o que representa 81,9% do total, e outros 4.562 felinos, o equivalente a 78,7%.

Questionado sobre a meta preconizada de vacinar 80% da população animal, Célio Nereu Soares, médico veterinário responsável pelo CCZ, explica que a porcentagem era sobre o número total de animais e não em cada população. Ele conta ainda que independente de a Campanha Contra Raiva ter sido encerrada, os munícipes que levarem o animal no CCZ terão direito a vacina.

“Enquanto tivermos dose da vacina aplicaremos nos animais. O que não faremos mais são os postos volantes e vacinação residencial aos munícipes que têm mais de dez animais. Outro fato é que durante a campanha algumas pessoas tinham animais com menos de cinco meses, idade esta em que não é possível receber a dose. Agora esses cães e gatos já podem ter completado cinco meses. Assim sendo, os munícipes podem comparecer ao CZZ que os animais vão tomar a vacina”, destaca.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação