Cerca de 70 alunos da Escola Municipal Profª Maria do Socorro Brito de Almeida, participaram nesta quinta-feira de atividades de educação para o trânsito no Centro de Aprendizagem no trânsito (Ceatran) em Presidente Prudente.

A ação do CFC-A em parceria com a Secretaria de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav), tem por objetivo educar para o trânsito, fazer o trabalho educativo para que os alunos saibam como se comportar enquanto pedestres e também futuros motoristas.

O secretário Oswaldo Bosquet salienta que “os alunos aprendem desde já a importância de utilizar o cinto de segurança, a cadeirinha e atravessar na faixa de pedestre. Eles acabam se habituando com essas práticas e quando se tornarem motoristas, irão utilizar com tranqüilidade esses dispositivos de segurança”, pontua.

Conforme Renato Gouvea, pedagogo da Semav, os alunos acabam se tornando disseminadores de informações junto aos amigos e familiares auxiliando-nos na tarefa de educar para um trânsito mais seguro. “Durante as conversas sobre trânsito alguns alunos comentam o que os pais fizeram de errado na direção, então nós passamos as orientações corretas, e quando eles chegam em casa advertem os pais”, ressalta Luciane Napolitano instrutora do CFC-A.

Na ocasião, os alunos foram acompanhados da oficineira de Educação para o Trânsito Nilza Bina e demais funcionários da escola. Ao final, foi realizado um trajeto monitorado pelas ruas do Ceatran com apoio de agentes da Semav e servido um lanche antes do retorno dos alunos para a unidade escolar.