Se todo dia é dia de ler, por que não praticar esta atividade até às 21h do primeiro dia de outubro para cooperar com os municípios brasileiros que aderiram ao Programa ‘Dia de Ler. Todo Dia!’, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura de Barueri e apoiado e estendido às demais cidades do Brasil por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) de Presidente Prudente, que, assim como outras 19 cidades da região, aderiu ao programa, realizou diferentes ações para incentivar a leitura e para integrar ao ‘Dia de Ler. Todo Dia!’. Durante esta quinta-feira (1°/10), houve intervenção no Calçadão da Avenida Tenente Nicolau Maffei, leituras em grupo e individuais no Centro Cultural Matarazzo, além de vários atrativos, como cenários adequados para a febril ‘selfie’, e pequenas ações.

“O movimento é uma novidade na área da literatura. Como o projeto deu muito certo em Barueri, foi aberto a outras cidades. O ‘Dia de Ler. Todo Dia!’ vem para despertar a leitura, não importa se é a leitura de um livro, de um gibi, de um jornal ou até mesmo de uma bula de remédio. Queremos que a pessoa pratique o ato”, destaca Sueli Castro, bibliotecária da Secult, lembrando que os atos, como leitor ou ouvinte, devem ser registrados pelo e-mail da Biblioteca Municipal, que é o bibliotecamunicipal@presidenteprudente.sp.gov.br.

Questionada se há uma expectativa que a partir do Movimento ‘Dia de Ler. Todo dia!’ o dia 1º de outubro se torne o Dia Nacional de Incentivo a Leitura, Sueli é categórica ao afirmar que sim e ainda definir o mês como especial para em Prudente no que diz respeito a literatura.

“No mês de outubro se fala muito em leitura. Assim, pensamos que essa mobilização possa ser fixa, porque dia 12 é Dia da Leitura, em Prudente temos o privilégio de 15 a 25 de outubro o Salão do Livro e de 22 a 29 de outubro é a Semana Nacional da Biblioteca”, expõe.

Vale lembrar que, como citado por Sueli, todas as intervenções literárias realizadas até às 21h desta quinta-feira, podem ser registradas no e-mail da Biblioteca Municipal ‘Doutor Abelardo de Cerqueira César’, que é o bibliotecamunicipal@presidenteprudente.sp.gov.br.