O Grupo ‘Em Sintonia’ realizou, na noite dessa terça-feira (19/08), apresentação na abertura da 5ª edição da Jornada de Enfermagem do Hospital Regional ‘Doutor Domingos Leonardo Cerávolo’ de Presidente Prudente. No evento, que segue até esta quinta-feira (21) e contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre profissionais da área de saúde e acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), o grupo entoou quatro músicas.

O ‘Em Sintonia’ é composto por pacientes atendidos na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Jardim São Pedro e do Centro de Referencia do Idoso (CRI) de Prudente, sendo que em sua maioria os participantes são idosos. A apresentação contou com 19 pacientes, de ambas unidades, e contou ainda com a colaboração do violonista José Gonçalves e da fonoaudióloga do Núcleo de Apoio Saúde da Família (Nasf), Cely Isabel Pauletti Chaves, idealizadora do Projeto.

Antes de iniciar apresentação, Cely explanou sobre o Grupo ‘Em Sintonia’. Na oportunidade, ela expôs os benefícios que a música traz à saúde dos pacientes, enfatizando-a como tratamento e prevenção de doenças neurológicas e psíquicas, que, geralmente, são mais incidentes em idosos.

Segundo Cely, a música estimula várias áreas do cérebro, o que contribui para saúde cerebral prevenindo a depressão, “Segundo estudos, a sensação prazerosa que sentimos ao ouvirmos música está associada diretamente com a liberação de dopamina no cérebro, o mesmo neurotransmissor relacionado ao prazer da alimentação, drogas ou dinheiro”, salienta.

Ainda no evento, a idealizadora do projeto agradeceu a oportunidade aos organizadores do evento pelo convite e enfatizou o apoio da Secretaria Municipal de Saúde na realização da iniciativa, e em especial a coordenadora das Estratégias de Saúde da Família (ESF’s), Gisele Mariotini Orrigo.

A fonoaudióloga agradeceu também ao musico José Gonçalves pela parceria voluntária e aos integrantes da equipe Nasf, sendo eles: o nutricionista Raphael Bongiovani e o Educador Físico Alex Figueiras, pelo apoio na organização e cuidado com os participantes do Grupo ‘Em Sintonia’, durante o evento.