Presidente Prudente ganhou hoje (28/11) a primeira Academia da Saúde, que tem como patrono o atleta prudentino Euro de Oliveira Mello. O equipamento público, inaugurado pelo prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ juntamente com o vice-prefeito Marcos Vinha, contempla os moradores do Jardim Cambuci, na zona leste da cidade, e demais bairros adjacentes.

A solenidade contou com a presença de moradores, secretários e funcionários das pastas municipais. Os representantes da Câmara Municipal de Prudente, os vereadores Manoel Aparecido de Mendonça, o Cidão Mendonça, Natanael Gonzaga, Elza Alves Pereira, a Elza do Gás e Demerson Dias, além do deputado estadual Ed Thomas. Também estiveram presentes os alunos da turma de ginástica da Vila Iti, sob o comando do professor Waldemar Rigo Filho, o Mazinho.

Instalada na Rua Benedita Simioni, ao lado da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Jardim Cambuci, a Academia da Saúde foi construída através de convênio com o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. Do total de R$ 101.751,37 utilizados para construção do equipamento público, R$ 100 mil são recursos da esfera federal, enquanto que o restante é contrapartida municipal.

A solenidade contou com a apresentação cultural do canto do grupo ‘Em Sintonia’, com integrantes da terceira idade do Jardim São Pedro e da Vila Iti. O projeto ocorre todas as segundas-feiras das 9h às 10h no Ginásio de Esporte da Vila Iti, sob a coordenação da fonoaudióloga do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), Cely Isabel Pauletti Chaves.

O secretário municipal de Saúde, Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade lembrou que a inauguração é o cumprimento de uma promessa do então ministro da Saúde Alexandre Padilha, feita em 2012. “É um presente para a população, fruto de um ótimo relacionamento de política externa que o governo municipal tem. O patrono [Euro de Oliveira Mello] participa ativamente do esporte na cidade e merece receber essa homenagem em vida”, disse.

O vereador Cidão Mendonça afirmou que a administração do prefeito Tupã revolucionou a zona leste e que o patrono é uma pessoa que sempre brilhou no esporte.

O deputado Estadual Ed Thomas afirmou que são investimentos como estes que fazem com que o município figure entre os 15% melhores do Brasil em relação às equipes de Atenção Básica e Saúde Bucal.

O chefe do Executivo disse que teve o privilégio de ter sido aluno do professor Euro. “Este é um exemplo de atleta e de ser humano. Na última semana esteve em Campo Grande e trouxe nove medalhas de ouro para Prudente. Pequena homenagem a uma pessoa a quem a cidade deve muito”, enalteceu.

Sobre os investimentos na zona leste, o prefeito afirmou que foi eleito para isso. “Procuramos dar condições de melhorar toda a cidade. Agradeço aos funcionários da Saúde que estão no dia a dia atendendo a população com respeito e carinho”.

Emocionado, o nadador Euro de Oliveira Mello agradeceu imensamente a homenagem e disse ter vitalidade no auge dos seus 88 anos pelas consequências benéficas do esporte. “Esporte e saúde fazem toda a diferença na qualidade de vida, o que eu busco até hoje”, encerra.