A Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Distrito de Eneida realizou o ‘Mutirão Saúde do Homem’. A ação, promovida das 17h às 22h de sexta-feira (19/09), tem como objetivo contemplar os munícipes locais que não possuem condições que irem à unidade de saúde durante o horário de expediente da mesma. Conforme a enfermeira gerente da ESF, Rosa Diva Oliveira Dutra, boa parte dos homens do distrito trabalham no horário de funcionamento da Estratégia. “Assim realizamos essa ação bom objetivo de promover o cuidado a saúde desses moradores”, pontua.

No local, os homens foram avaliados pela médica da ESF, Gisele Alessandra da Silva Bicas, e foram contemplados com a palestra sobre câncer de próstata. Foram realizadas medições de peso, altura e aferição de pressão arterial pela equipe de enfermagem. O nutricionista do Nasf (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), Raphael Alves Macedo Bongiovani, ministrou palestra sobre ‘Alimentação Saudável e Cuidados com Alimentação para Dislipidemias’. Já fonoaudióloga do Nasf, Cely Isabel Pauletti Chaves, falou sobre os cuidados com saúde vocal e realizou dinâmica em grupo com os pacientes.

A gerente da ESF agradeceu a colaboração de todos os funcionários da unidade para realização do evento, pontuando que o mesmo foi um sucesso. Após a ação, foi oferecido lanche para os moradores e sorteios de brindes.