No final da tarde desta sexta-feira (19), no Paço Municipal ‘Florivaldo Leal’, o prefeito Milton Carlos de Mello – ‘Tupã’ entregou a premiação aos vencedores do 2º Concurso Fotográfico Árvores da Cidade, iniciativa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semea), com apoio o do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE) através da Promotoria do Meio Ambiente, Jornal O Imparcial, H3 Brasil Fotografia e Cultura Inglesa.

Na mesma cerimônia, foi entregue o Selo Verde 2014 a alguns dos parceiros do Projeto Prudente Mais Verde, sendo premiados a Unimed, CESP (Companhia Energética de São Paulo), Colégio Cotiguara, Faculdade de Presidente Prudente (Fapepe), Rotary Clube, Lions Clube Cinqüentenário, Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares), Câmara Municipal, Tiro de Guerra, Ciesp (Confederação das Indústrias do Estado de São Paulo), jornal O Imparcial e ao voluntário Estevão Paley.

As fotos foram analisadas por uma comissão avaliadora, composta pelo promotor de Justiça do Meio Ambiente, André Luis Felício Tuffy, gerente de marketing do jornal O Imparcial, Alberto Deodato e pelo fotógrafo Fernando Martinez, que avaliou 250 fotografias inscritas, chegando às finalistas.

O secretário de Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues, agradeceu aos parceiros da iniciativa e comentou que o objetivo de divulgar a beleza das árvores da paisagem prudentina foi atingido.

O chefe do Executivo comentou da importância de sensibilizar os cidadãos na questão ambiental. “Temos o desafio de transformar Prudente numa cidade verde, através da parceria com o Ministério Público. Iniciativas como essas valorizam a beleza natural da cidade, já que as fotografias expressam as árvores prudentinas, aumentando a consciência de todos pelo respeito à natureza”.

Os autores das três fotografias selecionadas em cada categoria que recebera prêmios foram: Na categoria livre – 1º lugar: uma câmera fotográfica semiprofissional – Pedro Henrique Padovam Braga; 2º lugar: um tablet – Guilherme Oliveira e 3º lugar: um tablet – Fátima Aparecida Zaini Ribeiro.

Já na categoria estudante – 1° lugar: 1 tablet e uma bolsa de estudos de 6 meses na Cultura Inglesa –Victória Costa e Silva; 2º lugar: 1 tablet – Taine Paco Correa e 3° lugar :1 livro do fotógrafo Sebastião Salgado (Gênesis) – Beatriz Aline Riga.

O vencedor da categoria livre explica que a foto foi feita ao acaso. “Passei pelo Parque do Povo, vi a árvore e achei que daria uma bela imagem. Fui até o carro, peguei a câmera [semiprofissional] e o resultado foi bem satisfatório”, revelou Pedro.

Outros autores receberam menções honrosas e suas fotografias, junto com as dos vencedores, participarão de uma exposição fotográfica no Centro Cultural Matarazzo, em data a ser definida.

Vale lembrar que a premiação integra a Semana Municipal da Árvore. Ainda nesta sexta, a pasta realizou plantio na Mata do Calabreta. Já às 19h de hoje haverá Curso de Podas na Câmara Municipal. E no domingo (21), às 9h, encerrando a programação, plantio de mudas no Fundo de Vale Córrego do Saltinho.