Que o brasileiro está cada vez mais conectado a internet ninguém tem dúvida. O resultado disso é o acesso frequente em sites de interesse próprio. Alguns acessam o mundo virtual para compras, outros para lerem notícias diversas, muitos para terem conhecimento do andamento de sua cidade ou do município que se interessa, entre outras peculiaridades. E, pelo visto, muitos se interessam em ficar a par do desenvolvimento de Presidente Prudente. Isso porque em 2014 o site oficial do Governo Municipal, o www.presidenteprudente.sp.gov.br, registrou a marca de 1 milhão de acessos. Neste ano, em apenas dois meses, já são 228 mil visitas.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Tecnologia (Setec), Rogério Alessi, o acompanhamento de acessos é feito por uma ferramenta mundialmente utilizada chamada Google Analytics. Segundo ele, 37% do 1 milhão de acessos são de novos visitantes. “Ou seja, são pessoas que nunca acessaram o site antes. Por dia, garantimos mais de 3 mil acessos”, pontua, emendando que, do total de acessos, 87% foram realizados de desktop, ou seja, do computador, 11% de dispositivos móveis e 2% de tablets. “Observamos um crescimento grande de acesso por celular. Acreditamos que em razão das listas do sorteio [das casas do João Domingos Netto]”, complementa.

Em relação ao número total de acessos, Alessi revela que 600 mil foram feitos de Prudente, enquanto que os outros 400 mil de demais localidades, como de São Paulo (98 mil acessos), Bauru (50 mil), Taubaté (10 mil), entre outras cidades e até mesmo países, como Estados Unidos da América (5 mil acessos), Índia (2.800), Espanha (cerca de 1.300), bem como de todas as cidades da Europa e algumas da África.

“Registramos um número expressivo de acessos de outras localidades. Tivemos acessos de outros países, mas é válido afirmarmos que 98% são do Brasil. Afunilando ainda mais, 90% dos acessos são do próprio Estado de São Paulo. A novidade é que 95 mil acessos ano passado foram originados a partir das redes sociais, principalmente do Facebook, onde mantemos a página oficial do Governo”, expõe.

O secretário diz que há seis anos o site oficial do Governo é monitorado e que há três o crescimento tem sido acentuado. Segundo ele, isso se dá em razão do site ser completo e pelo fato de as pessoas estarem cada vez mais conectadas. “Temos um crescimento de 15% por ano. As notícias são as principais páginas visitadas, seguidas dos serviços ao cidadão, como emissão de certidões e segunda via do carnê de IPTU. É possível que tenhamos um dos sites mais visitados da cidade”, conclui.