Local que tem como patrono um ex-funcionário da Secretaria de Obras contou com pouco mais de R$ 1,3 milhão de investimento

E se neste domingo (14/09) Presidente Prudente completa 97 anos, neste sábado (13) os moradores do Conjunto Habitacional Jardim Humberto Salvador já ganharam o presente antecipado. Isso porque o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ inaugurou no bairro a Praça da Juventude ‘Jaime Barbosa de Moura’. O equipamento público tem como patrono o ex-funcionário da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Sosp).

Durante o ato, que contou com apresentação de capoeira, estiveram presentes os vereadores Elza Alves Pereira, a Elza do Gás, Ivan Junior, Jaílson do Nascimento, o Zé do Gato, Natanael Gonzaga e Valmir da Silva Pinto, bem como secretários municipais, comunidade local e família do patrono da praça. Na oportunidade, o coordenador da Juventude, Juliano Borges, informou aos presentes que já está aberto o prazo de inscrição para as aulas de violão, grafite, capoeira e street dance.

O presidente da Associação de Moradores do Humberto Salvador, Gonçalo Fernandes de Carvalho, o China, que falou em nome dos munícipes, agradeceu o chefe do Executivo pela obra “magnífica” e lembrou que antes o espaço era um local de acumulo de lixo. “A Praça da Juventude hoje é realidade no bairro. Temos que agradecer aqueles que não mediram esforços para isso”, reconhece.

Já a filha do homenageado, Mariana Barbosa de Moura, agradeceu ao prefeito e aos vereadores pela homenagem, chamando-os de amigos de seu pai. “Ter o nome do meu pai aqui é como ter um pedacinho de Prudente especial para família. A Secretaria de Obras era a vida do meu pai. Cada um que está presente aqui era amigo verdadeiro dele. Ele se dedicou a Prudente, escolheu a cidade. Só tenho a agradecer pela amizade de todos que era sincera e pela homenagem”, disse, emocionada.

Em sua fala, o chefe do Executivo enalteceu o trabalho do arquiteto da Secretaria de Planejamento, Maurício Fernandes, que foi o responsável pelo projeto da Praça da Juventude, e parabenizou a família do patrono do equipamento público. “Hoje é um dia especial. Quem teve o privilégio de conviver com o Jaime sabe disso. Hoje é um dia de lembranças que vem a saudade, e não a tristeza. Ele foi uma pessoa que esteve ao meu lado durante os seis anos e meio que fui secretário de Obras. Foi uma pessoa disposta e trabalhadora e que estava sempre sorrindo. Quero dizer à família que ele foi um querido e que essa homenagem é para perpetuar o nome dele em um espaço onde formaremos cidadãos”, disse.

O vereador Natanael Gonzaga, que também é morador da zona norte de Prudente, destacou que antes da gestão do prefeito Tupã os bairros Humberto Salvador e Augusto de Paula eram conhecidos como além linha. “Agora, com todas as obras trazidas para cá os imóveis e os terrenos estão mais valorizados. São inúmeras ações públicas, como Academias da Terceira Idade, casas do ‘Minha Casa Minha Vida’, Vila Dignidade, entre outras. Hoje não se fala mais em além linha, é a cidade como um todo. Não temos palavras para agradecer ao prefeito”, frisou, parabenizando a família de Jaime Barbosa de Moura pela homenagem. “O conheci desde 1984, o Jaime era merecedor”, destaca.

O prefeito lembrou ainda a situação antiga do terreno, que era um depósito de lixo. Além disso, informou aos moradores do Humberto Salvador e Augusto de Paula que o investimento feito na Praça da Juventude, que corresponde a pouco mais de R$ 1,3 milhão, é dinheiro de recursos municipais, ou seja, dos impostos pagos pelos munícipes. “Para Prefeitura é humanamente impossível ter vigia em todos os espaços públicos. Ou seja, estamos clamando que cuidem deste equipamento que é de vocês, que servirá para trabalharmos projetos sociais”, solicita.

O chefe do Executivo afirmou ainda que não existe distinção de bairros para o Governo Municipal. “Todos prudentinos, todos somos iguais. Vamos continuar trabalhando desta maneira, para levarmos desenvolvimento para todas as zonas de Prudente. Temos mais uma creche para o Humberto Salvador, que já está em fase de licitação, e vamos lutar para recapear a maioria das ruas do Humberto e o Augusto de Paula, ou ambos em sua totalidade. Isso não é uma promessa, mas quem luta, geralmente, vence”, encerra.

A Praça da Juventude conta com quadra poliesportiva coberta, quiosque com sinal wi-fi gratuito, Centro Comunitário e Academia da Terceira Idade.