A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promove de hoje (20) até quinta (23) o 8° Seminário Regional do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, no Auditório Buriti, Campus II da Unoeste.

O evento tem abrangência de gestores e educadores de 49 municípios da região, além do município-polo Presidente Prudente, atendendo às normativas do da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC).

Participaram da mesa de trabalhos na cerimônia de abertura, a secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi, a presidente do conselho municipal de Educação, Ana Lúcia Mendes Almeida e a coordenadora pedagógica responsável pelo evento, Daniele Ramos de Oliveira.

O Seminário segue o modelo proposto pelo Ministério da Educação em que serão abordados diversos eixos da diversidade, tais como: Educação para os Direitos Humanos e Cidadania, Educação Ambiental, Educação do Campo e Educação Especial com ênfase em Atendimento Educacional Especializado – AEE para estudantes com deficiência auditiva, mental e Transtornos Globais do Desenvolvimento. O desenvolvimento dos temas será por meio de palestras, discussões e mini-cursos, nos períodos da manhã e da tarde.

A secretária municipal de Educação, afirmou que é preciso proporcionar igualdade de oportunidades a todos, visando garantir o acesso de todos os estudantes ao ensino regular com participação, aprendizagem e continuidade.

O primeiro palestrante do evento foi o Dr. Plínio Antônio Brito Gentil, que versou sobre ‘A laicidade da escola pública’. O procurador de justiça o Ministério Público do Estado de São Paulo integra o movimento do Ministério Público Democrático, que possui projetos voltados à educação popular do Direito em todo o Brasil.

De acordo com a coordenadora pedagógica Daniele Ramos de Oliveira, a expectativa é de que Seminário contribua para valorização das diferenças e da diversidade, afim de ampliar as ações que envolvam a comunidade na definição de políticas municipais de educação inclusiva, direitos humanos e sustentabilidade socioambiental. “O intuito é de promover uma formação continuada que respeite, aprecie e valorize a diversidade regional, lingüística, étnica, de gênero, orientação sexual de identidade, condição de deficiência, situação de pobreza e religiosa, ou seja, que tenha como objetivo sensibilizar e envolver a sociedade e a comunidade. Todos fazem parte da escola e merecem respeito às suas diferenças”, finaliza.