A Cidade da Criança recebeu cerca de 40 alunos do curso de Bombeiros Profissional Civil de Presidente Prudente, em sua terceira etapa de atividades. No sábado (23/05), dentre as ações tiveram rapel, demonstrações com tipos de amarrações, além da simulação de salvamento com vítima em altura ou com o auxílio de pranchas, seguindo normas da NR35.

De acordo com o docente Nassim Galindo, o treinamento foi essencial para a interação entre os novos civis, a fim de demonstrar o trabalho em alturas como resgate de vítimas em locais de difícil acesso. “Simulamos uma falsa baiana com dois cabos para o socorro de um trilheiro, exigindo muito equilíbrio e concentração dos alunos”, detalhou. “Tal técnica é muito usada no cotidiano dos profissionais”, completou.

Conforme Adolfo Padilha, a Cidade da Criança tem uma diversidade de serviços onde é colocado, a pedido do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’, um espaço à disposição de entidades e corporações. “Temos parceria com o Tiro de Guerra, Polícia Militar e Rodoviária, além de entidades filantrópicas, que utilizam da nossa infraestrutura para treinamentos e outras práticas”, afirmou.

Para Marcos Alves Moreira, funcionário do Gepron, durante quatro meses os alunos aprenderam os ofícios da profissão. “É muito edificante esse treinamento, pois vamos saber lidar com diversas situações, tanto terrestre quanto em altura”, opinou. Segundo ele, seu trabalho na Cidade da Criança o motivou a procurar o curso. “Já lido com a tirolesa e no curso é possível agrupar às demais atividades da profissão”, garantiu.

A aluna Marciele Regina Silva acredita que ainda há mulheres que se restringem para a profissão de Bombeiro, já que em uma sala com 40 alunos, apenas 10 são do sexo feminino. “Todas deveriam ter em mente que mulher também é capaz em exercer qualquer atividade”, expressou. (Assessoria de Imprensa – Cidade da Criança)