O promotor da Vara de Infância e Juventude, Luiz Antônio Miguel Ferreira, esteve com autoridades de Presidente Prudente na escola Odette Duarte da Costa, no bairro Jardim Morada do Sol, nesta manhã (28/08) para debater sobre a seguinte pauta: os problemas do bairro.

O objetivo da reunião, segundo Ferreira, é “discutir o entorno da escola e aquilo que precisamos fazer para a melhoria do bairro”. De acordo com o promotor, o Ministério Público catalisou a ideia de aproveitar o espaço da escola, cedido para a reunião, e mobilizar as autoridades para ‘olharmos o bairro de forma diferente e desenvolver ações’.

A reunião teve a presença de autoridades como Ondina Barbosa Gerbasi, secretária municipal de Educação, Fábio Nougueira, titular da secretaria municipal da Cultura, Regina Helena Cardoso, da pasta de Assistência Social e o representante da Casa da Sopa e presidente da Organização Não-Governamental (ONG) Saúde Global, Edson Kuramoto.

Ainda participaram a diretora da escola Odette, Sirlei Oliveira, o Deputado Estadual Ed Thomas, professores, presidente e moradores do bairro, vereadores, profissionais da saúde, Polícia Militar, assistentes sociais, diretores de ensino e representantes da câmara de vereadores.

Sobre o problema de plantio de árvores, Edson Kuramoto, disse que já é providenciado um trabalho de plantio de árvores frutíferas. “Nós esperamos fazer dois ou três pontos do bairro virar pomar, além de ipês, que já está acertado”, disse.

Outros assuntos foram debatidos, como a violência, saúde e moradia. Depois do diálogo, o promotor Luiz Ferreira disse que a conversa não terminou e que as soluções serão cobradas. “Nós vamos cobrar as ações daqui alguns meses e acompanhar o que será feito”, finalizou.

Educação

Na manhã de ontem (27/08), aconteceu uma reunião com o mesmo teor no Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação (Ceforppe), porém com o objetivo de “melhorar a qualidade de ensino do município”. A secretária Ondina Babosa Gerbasi, responsável pela pasta, se integrou ao debate juntamente com a secretária-adjunta, Sonia Maria Pelegrini, o promotor Luiz Ferreira, educadores, diretores e coordenadores pedagógicos.

Está sendo discutida no MEC a questão do sistema nacional de educação e a questão da qualidade da educação permeia toda discussão do sistema e dos Planos Nacionais, Estaduais e Municipais de Educação. Ainda está em discussão o Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQI), que deverá ser elaborado como base para o financiamento da Educação e tem relação direta com a qualidade do ensino.

Os índices do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) também foram citados por Ferreira. Ele propôs conversar com os dois conselhos tutelares sobre as dificuldades enfrentadas nas unidades escolares. Além disso, serão marcadas reuniões nas escolas municipais para tratar dificuldades específicas.

De acordo com a secretária Ondina Barbosa Gerbasi, as sugestões apresentadas serão objeto de análise e discussões internas, para apontamentos e encaminhamentos necessários.

Gerbasi disse que o encontro foi produtivo e que “é importante a articulação da secretaria com o Ministério Público para dialogar sobre questões que afligem os diretores de escola e sobre a qualidade do ensino”, finalizou. (Por João Victor Guirado)