Com a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), teve início um novo desafio aos municípios: a construção de seus planos municipais de educação. Mesmo aqueles municípios que têm um plano municipal terão que adequá-lo ao novo PNE. Dessa forma, a Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) reuniu mais de 30 municípios da região no Ceforppe (Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação) para uma formação a respeito do Plano Municipal de Educação (PME).

O PME é um instrumento norteador das políticas públicas nos municípios. Deve ser criado por lei pela Câmara de Vereadores e elaborado com a participação de toda a comunidade. Define objetivos, diretrizes e os rumos da educação no município nos próximos dez anos.

Entre as diretrizes são citadas a erradicação do analfabetismo e a universalização do atendimento escolar.

“A Undime tomou a frente no papel de oferecer cursos de formação para os participantes do Plano Municipal de Educação, dada a importância do momento que a educação vive. Além de se adequar às metas e estratégias do Plano Nacional, os municípios terão que indicar ações para o cumprimento de cada uma delas”, explica a secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi.

De acordo com a vice-presidente da Undime/SP Marialba Carneiro, a maior dificuldade será o cumprimento da meta da inclusão de 50% das crianças até três anos em creches. “O número de mães trabalhadoras aumentou significativamente e não conseguimos elucidar a demanda por vagas no país. A ampliação desse atendimento não é simples” elucida.

Marialba afirma que das 20 metas previstas no PNE, 15 são de responsabilidade do município, daí ser considerado desafio.”Há muito investimento, mas também há muito gasto em educação no país”.

No período da tarde, foi proferida a palestra “A construção de valores e a resolução de conflitos no contexto escolar" - com o professor Mário Sérgio Vasconcelos.