Nesta sexta-feira (29/08), será realizada a palestra seguida de oficina intitulada “Horta na Escola e Alimentação Saudável”, a partir das 8 horas no Ceforppe (Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação). Os formadores serão Carlos Daniel Rodrigues e Cleusa Cardoso, ambos da Secretaria da Agricultura Natural, da Fundação Mokiti Okada de São Paulo.

A formação tem como objetivo contribuir para a organização e cultivo da horta na escola pelo princípio da agricultura natural e contribuir na construção de um currículo que garanta conteúdos engajados e comprometidos com o futuro do planeta.

“Estamos nos apoiando na organização da horta nas escolas pelo princípio da Agricultura Natural preconizada pelo japonês Mokiti Okada, não usando absolutamente nenhum agroquímico, com um cultivo utilizando compostos naturais, em especial as folhas e os capins secos”, explica a coordenadora pedagógica da Seduc, Márcia Satomi Tsuda.

A coordenadora acredita que o cultivo da horta provoca mudanças nos hábitos alimentares dos estudantes “A idéia é incentivar o consumo diário de verduras e legumes produzido por eles próprios nas refeições da escola. Temos também a intenção de envolver as famílias neste projeto incentivando-as a cultivar uma horta em casa”.

Participarão das atividades diretores de escola, orientadores pedagógicos, professores de educação infantil e de ensino fundamental, monitores da horta do Cidadescola , voluntários e integrantes da comunidade em geral.

O cultivo da Horta na Escola já é realizado pelo ensino fundamental através do Programa Cidadescola, bem como em algumas escolas de educação infantil.

Serviço: O evento acontece amanhã em duas edições: das 8 às 11h e das 14 às 17 h. Inscrições e demais informações sobre o evento com a coordenadora pedagógica Márcia Satomi no telefone 3918-4100, ramal 4135.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação